Rede GOV.BR leva a transformação digital para 2500 cidades
Programa do Ministério da Gestão tem o objetivo de promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras de Governo Digital
O trabalho do Governo do Brasil para ampliar a transformação digital dos municípios brasileiros alcançou, nesta segunda-feira (8/12), a marca de 2500 cidades participantes da Rede Nacional de Governo Digital (Rede GOV.BR). Essa rede desenvolvida pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) tem o objetivo de promover a colaboração, o intercâmbio, a articulação e a criação de iniciativas inovadoras de Governo Digital. Todos os estados também participam do programa.
Um dos municípios que aderiram à Rede GOV.BR recentemente foi o Guarujá, cidade do litoral paulista com uma população de quase 300 mil habitantes. O secretário de Gestão Administrativa da prefeitura , Valter Batista de Souza, conta que a motivação para fazer parte da rede foi a busca pela modernização e transformação digital. “Entendemos que faz sentido facilitar a vida das pessoas, ao mesmo tempo em que atuamos para reduzir gastos, otimizando os recursos e redimensionando os serviços”, afirmou.
O secretário revelou que existe o interesse do município em implantar várias soluções do GOV.BR nos serviços públicos ofertados, como o login único, a ferramenta de assinatura digital certificada e , quem sabe , levar uma unidade do balcão de atendimento presencial para o Poupatempo de Guarujá . “O portfólio é generoso e estamos muito entusiasmados com as soluções que podem ser úteis para este nosso movimento de transformação digital”, complementou.
Além das soluções digitais do Governo do Brasil, a Rede GOV.BR também oferece suporte técnico e institucional para que estados e municípios possam avançar em suas estratégias de governo digital. Entre as soluções ofertadas estão:
-
Apoio metodológico para transformação digital de serviços públicos;
-
Programa de Desenvolvimento de Capacidades para servidores públicos;
-
Compartilhamento de soluções para desafios comuns da gestão pública;
-
Apoio à captação de recursos junto a agentes de fomento nacionais e internacionais.
“Um dos pilares da transformação digital conduzida pelo ministério é a integração federativa. Quando assumimos, somente 160 municípios faziam parte da Rede GOV.BR. Hoje alcançamos essa marca de 2500 cidades trabalhando em conjunto para atender e ofertar melhores serviços públicos para as pessoas, é uma marca a ser celebrada”, afirma o secretário de Governo Digital, Rogério Mascarenhas. “Ao chegar nessas cidades, conseguimos impactar 146 milhões de pessoas.
As regras para a participação na rede estão na Portaria Nº 23, de 4 de abril de 2019 .
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte