Lula coordena reunião e fronteira com a Venezuela segue sendo monitorada, diz ministro
Titular da Defesa, José Múcio, participou de encontro coordenado pelo presidente na manhã deste sábado (3) para discutir invasão da Venezuela pelos EUA. Segundo o governo, não há notícia de brasileiros feridos pelos bombardeios
A fronteira do Brasil com a Venezuela, no estado de Roraima, está aberta e segue sendo monitorada. Foi o que afirmou o ministro da Defesa, José Múcio, neste sábado (3/1) após reunião coordenada por videoconferência pelo presidente Lula no Palácio Itamaraty, em Brasília, para discutir a invasão da Venezuela pelos Estados Unidos e a captura do presidente venezuelano Nicolás Maduro e sua esposa, Cilia Flores.
A fronteira está absolutamente tranquila. Nós temos um contingente já há algum tempo lá de homens e equipamentos. Estamos aguardando que as coisas aconteçam. Vamos aguardar a entrevista do presidente da República dos Estados Unidos, algumas coisas que vão acontecer durante o dia”, disse Múcio
O ministro da Defesa disse queo Brasil tem 10 mil militares na região amazônica, com 2.300 mil em Roraima.
Na reunião, Lula reiterou os termos de sua postagem publicada na manhã deste sábado, na qual condenou a ação militar e cobrou uma resposta vigorosa da Organização das Nações Unidas (ONU).
Leia também
Lula condena ataque dos EUA à Venezuela e captura de Maduro
O Ministro da Defesa indicou não haver movimentação anormal na fronteira do Brasil com a Venezuela, que seguirá sendo monitorada, e que está em contato com o Governador de Roraima.
Em nota, o Ministério das Relações Exteriores relatou os contatos que manteve com seus homólogos nas últimas horas e indicou não haver até o momento notícias de brasileiros entre possíveis vítimas dos ataques. O ministério informou, ainda, estar em permanente contato com a Embaixada do Brasil na Venezuela para o acompanhamento da situação interna.
A ministra interina Maria Laura da Rocha disse que o Brasil ainda não tem informações sobre o paradeiro do presidente Maduro, mas confirmou que não há relatos de brasileiros feridos.
A comunidade brasileira está tranquila e nenhuma ocorrência até o momento. Os turistas que lá estão estão conseguindo sair normalmente. Normalidade total com relação à comunidade brasileira”, disse a ministra interina
Participaram também da primeira reunião a ministra interina da Casa Civil, Miriam Belchior, além do ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social, Sidônio Palmeira, e de representantes da Secretaria de Relações Institucionais e do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
Uma nova reunião está prevista para o final da tarde deste sábado para atualização da situação.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte