Confira a distribuição regional das moradias contratadas do Minha Casa, Minha Vida
Com um ano de antecedência, o programa atingiu a marca de 2 milhões de contratações desde 2023 por todo o Brasil. Ministério das Cidades preparou mapa de distribuição por regiões do País
O Brasil já soma 2 milhões de moradias contratadas pelo Minha Casa, Minha Vida desde 2023, quando o programa foi retomado pelo Governo Lula. A marca foi atingida nesta sexta-feira (23/1), quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva comandou a entrega de mais 1,2 mil novas unidades em Maceió (AL). O resultado veio um ano antes do previsto.
A recriação do programa em 2023, e sua ampliação nos anos seguintes, têm impulsionado não apenas o acesso à moradia digna para famílias de baixa renda até a classe média, mas também a geração de empregos e o aquecimento da economia local, especialmente por meio da construção civil. O programa é apoiado por nove em cada dez brasileiros, segundo pesquisa da Genial/Quaest de 2025.
Conheça agora a distribuição por cada região do País:
Centro-Oeste: O Centro-Oeste já soma 231.435 moradias contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida desde 2023, dentro do total de 2 milhões de unidades contratadas em todo o país no período. Os empreendimentos estão distribuídos por Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal e beneficiam cerca de 925 mil pessoas de famílias de diferentes faixas de renda.
Na região Centro-Oeste se destaca o estado do Goiás, com 138.309 unidades habitacionais contratadas. Elas representam cerca de 550 mil pessoas realizando o sonho da casa própria, ao todo nesse estado. Os contratos abrangem diferentes modalidades do Minha Casa, Minha Vida, entre moradias subsidiadas e financiadas, incluindo áreas urbanas e rurais de todo o Brasil.
Nordeste - Nordeste já soma 557.265 moradias contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida desde 2023, dentro do total de 2 milhões de unidades contratadas em todo o país no período. Os empreendimentos estão distribuídos por todos os nove estados nordestinos – Bahia, Pernambuco, Ceará, Paraíba, Maranhão, Rio Grande do Norte, Alagoas, Sergipe e Piauí .
Eles beneficiam cerca de 2,229 milhões pessoas de diferentes faixas de renda e fortalecer a política habitacional nos municípios. Os contratos abrangem diferentes modalidades do Minha Casa, Minha Vida, entre moradias subsidiadas e financiadas, incluindo áreas urbanas e rurais de todo o Brasil. Destacam-se os estados da Bahia, Pernambuco e Ceará, com, respectivamente, 108.949, 88.487 e 80.385 moradias contratadas.
Norte - O Norte já soma 107.822 moradias contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida desde 2023, dentro do total de 2 milhões de unidades contratadas em todo o país no período. Os empreendimentos que, juntos, beneficiam mais de 400 mil pessoas, estão distribuídos por Pará, Amapá, Rondônia, Tocantins, Roraima, Amazonas e Acre .
Na região Norte se destacam os estados do Pará e do Amazonas, com 45.522 e 23.082 unidades habitacionais contratadas, respectivamente. Os contratos abrangem diferentes modalidades do Minha Casa, Minha Vida, entre moradias subsidiadas e financiadas, incluindo áreas urbanas e rurais de todo o Brasil.
Sudeste - O Sudeste já soma 870.528 moradias contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida desde 2023, dentro do total de 2 milhões de unidades habitacionais contratadas em todo o país no período. Os empreendimentos estão distribuídos por São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, beneficiando aproximadamente 3.482 milhões de pessoas em diferentes faixas de renda e fortalecendo a política habitacional nos municípios.
Na região Sudeste se destacam os estados de São Paulo e Minas Gerais, com 588.344 e 175.817 unidades habitacionais contratadas, respectivamente. No Rio de Janeiro, são 88.303 moradias contratadas e, no Espírito Santo, são 18.064 unidades residenciais.
Sul - O Sul já soma 347.234 moradias contratadas pelo programa Minha Casa, Minha Vida desde 2023, dentro do total de 2 milhões de unidades contratadas em todo o país no período. Os empreendimentos estão distribuídos por Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina e beneficiam aproximadamente de 1,388 milhão de pessoas de diferentes faixas de renda.
Na região Sul se destacam os estados da Paraná e Rio Grande do Sul, com 142.346 e 146.829 unidades habitacionais contratadas, respectivamente. Os contratos abrangem diferentes modalidades do Minha Casa, Minha Vida, entre moradias subsidiadas e financiadas, incluindo áreas urbanas e rurais de todo o Brasil.
Setor em alta
Indicadores calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) a partir de informações da Associação Brasileira de Incorporadoras mostram que o setor imobiliário atingiu um recorde histórico de lançamentos em 2025, antes mesmo do encerramento do ano, impulsionado diretamente pelo Minha Casa, Minha Vida. O volume de imóveis lançados teve crescimento de 34,6% até outubro, o maior nível da série histórica. Contribuíram para o resultado o aumento de 38,6% do número de novas unidades relacionadas ao Minha Casa, Minha Vida.
Com informações do Ministério das Cidades
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte