Brasil e Índia firmam parceria para impulsionar bioinsumos e agroecologia na agricultura familiar
Em missão oficial na Índia, o ministro Paulo Teixeira destaca o intercâmbio para acelerar a transição ecológica no campo
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, e o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, reuniram-se nesta sexta-feira (20/2) com o ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Shivraj Singh Chouhan. O encontro ocorreu durante a visita de Estado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao país e consolidou agendas estratégicas para o fortalecimento da produção de alimentos saudáveis em escala global.
Durante a reunião, Paulo Teixeira enfatizou o aprofundamento das relações bilaterais, com foco na troca de tecnologias sustentáveis. O ministro compartilhou impressões de sua visita ao Instituto de Pesquisa Agrícola Indiano (ICAR), referência mundial em inovação, onde conheceu técnicas avançadas de produção de bioinsumos.
-
- Ministro da Agricultura e Bem-Estar dos Agricultores da Índia, Shivraj Singh Chouhan, e o Ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira
O intercâmbio entre o ICAR e a Embrapa ajudará a darmos escala à transição de uma agricultura de base química para uma de base biológica. O Brasil tem muito a aprender e a compartilhar, especialmente na agricultura familiar com a Índia”, afirmou Teixeira.
A agroecologia foi o ponto central do diálogo. Com 1,8 milhão de agricultores familiares praticando o cultivo agroecológico, a Índia serve de espelho para as políticas que o MDA vem retomando no Brasil. Os ministros discutiram como o uso de bioinsumos pode reduzir custos para o pequeno produtor e aumentar a resiliência climática das lavouras, alinhando-se às diretrizes da nova Estratégia Nacional de Bioinsumos do governo brasileiro.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte