Carreta Digital oferta 140 vagas para cursos gratuitos de tecnologia para jovens no Recife
Projeto itinerante do Ministério das Comunicações abre vagas para formação que será realizada no Compaz Dom Helder
A Carreta Digital, projeto itinerante de capacitação do Ministério das Comunicações, abre inscrições para novos cursos gratuitos de tecnologia em Recife (PE). A iniciativa promove a formação tecnológica de jovens em situação de vulnerabilidade social.
As matrículas podem ser feitas diretamente na secretaria do Compaz Dom Helder, na capital pernambucana, onde a carreta dará início à capacitação a partir do dia 23 de fevereiro. No local, serão ofertados os cursos de Manutenção de Celulares e Montagem e Manutenção de Computadores (PC Gamer). Ao todo, serão disponibilizadas 140 vagas, distribuídas em quatro turmas de 35 alunos.
O programa proporciona conhecimento e capacitação tecnológica profissional a milhares de estudantes do país. Estamos levando dignidade, ampliando horizontes e reduzindo desigualdades ao preparar esses jovens para empregos qualificados no futuro e para uma inserção efetiva no mundo digital”, destaca o ministro das Comunicações, Frederico de Siqueira Filho
O projeto conta com um ambiente imersivo de aprendizagem, conhecido como Espaço Maker, equipado com recursos e materiais de alta tecnologia. Nesse espaço, os alunos têm contato direto com atividades práticas, que estimulam a experimentação, o desenvolvimento de habilidades técnicas e a autonomia no aprendizado. Ao final dos cursos, os participantes recebem certificação e saem preparados para atuar em áreas estratégicas do setor digital.
No Recife, o público prioritário do programa são instituições sociais vinculadas à Prefeitura. Desde dezembro, quando chegou à capital, o projeto já formou 242 estudantes em áreas ligadas às novas tecnologias. Fruto de parceria com a Rede Brasileira de Certificação, Pesquisa e Inovação (RBCIP), a Carreta Digital permanecerá por seis meses em Recife e, posteriormente, seguirá para outros municípios.
Em pouco mais de um ano de execução, a Carreta Digital já formou 10.876 alunos nos estados do Maranhão, Mato Grosso, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Distrito Federal e Pernambuco, consolidando-se como uma importante política pública de inclusão digital, qualificação profissional e transformação social.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte