Ministério das Mulheres mobiliza torcedores contra o feminicídio na Supercopa
Ação da Tenda Lilás alcançou mais de 71 mil pessoas no Mané Garrincha, em Brasília, durante jogo Flamengo x Corinthians e reforçou o chamado à denúncia e à proteção das mulheres
O Ministério das Mulheres realizou neste domingo (1º/2), uma ampla mobilização de enfrentamento à violência contra as mulheres e ao feminicídio durante a final da Supercopa do Brasil 2026, entre Flamengo e Corinthians na Arena BRB Mané Garrincha, em Brasília. A ação da Tenda Lilás ocorreu em um contexto de recorde de público, com 71.244 torcedoras e torcedores presentes no estádio.
Antes do início da partida, vencida pelo Corinthians por 2 a 0, resultado que garantiu ao clube o título de campeão da Supercopa do Brasil 2026, o público foi impactado por uma série de ações de conscientização. Houve distribuição de materiais educativos e exibição de vídeos nos telões do estádio com mensagens diretas de enfrentamento à violência contra as mulheres e divulgação do Ligue 180 – Central de Atendimento à Mulher, serviço nacional gratuito e confidencial.
Durante a mobilização, a ministra das Mulheres, Márcia Lopes, destacou que grandes eventos esportivos também são espaços estratégicos para salvar vidas. Em sua fala, alertou que “em dias de jogo, a violência contra as mulheres aumenta em até 25%, mas isso não é futebol, isso é crime”. A ministra reforçou o chamado à responsabilidade coletiva.
Não passe pano, denuncie. Vamos proteger as mulheres. Ligue 180. Estamos aqui, o Ministério das Mulheres e nossa equipe, conversando com corintianos, corintianas, flamenguistas, com todas as torcidas, para que não haja violência. Para além do jogo e do futebol, precisamos ter compromisso com a paz, com a igualdade de gênero, com tratar bem as mulheres. Queremos uma sociedade justa, democrática, sem nenhum tipo de violência, sem nenhum feminicídio mais”, reforçou a ministra
A secretária-executiva do Ministério das Mulheres, Eutália Barbosa, ressaltou que a mobilização no estádio amplia o alcance da campanha de prevenção. Para ela, “é fundamental convocar a sociedade para não silenciar diante da violência, fortalecer a cultura da denúncia e proteger a vida das mulheres”.
A assessora especial de Participação Social e Diversidade, Kenia Figueiredo, reforçou a importância do engajamento coletivo. “O Ministério das Mulheres está aqui hoje convocando a sociedade a aderir à campanha de enfrentamento à violência contra as mulheres e ao feminicídio. Não passe pano, proteja e denuncie. Ligue 180”, destacou.
A Tenda Lilás é uma iniciativa itinerante do Ministério das Mulheres que articula informação, orientação e mobilização social, com foco na prevenção da violência e no fortalecimento da rede de proteção. Lançada em dezembro de 2025, na Rodoviária do Plano Piloto, em Brasília, a ação já realizou mais de 30 mil atendimentos em três dias, oferecendo informação, orientação e encaminhamentos para a rede de proteção.
A mobilização no Mané Garrincha foi realizada em parceria com o Ministério do Esporte, a Confederação Brasileira de Futebol e a Arena BRB, e integra o conjunto de estratégias do Ministério das Mulheres para fortalecer a cultura de prevenção à violência e ao feminicídio em todo o país.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte