Saúde

Saúde anuncia 3 mil novas residências médicas e contratação de 900 especialistas no SUS

Medidas integram programa Agora Tem Especialistas e reforçam atuação do SUS na atenção especializada. Estão previstas 4 mil vagas de residências ao longo do ano, o que representa grande salto em relação a 2022, quando o programa foi paralisado

Agência Gov | via Secom
03/02/2026 16:25
Saúde anuncia 3 mil novas residências médicas e contratação de 900 especialistas no SUS
João Risi / MS
Ministro Padilha, entre Proenço e Chioro: "Esforço do programa Agora Tem Especialistas para o SUS. Momento histórico"

O Governo do Brasil, por meio do Ministério da Saúde, anuncia novo edital para oferta de bolsas de residência médica no país. Serão 3 mil novas vagas em 2026, a maior da série histórica. Com a retomada e a expansão da política de incentivo à formação de médicos especialistas, o governo passou a apoiar mais de 60% do total de residentes brasileiros, o equivalente a 35 mil profissionais. O investimento neste ano será de R$ 3 bilhões.

Outra novidade é o lançamento do edital do Mais Médicos Especialistas para reforçar o atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), que prevê a seleção de 900 médicos especialistas, distribuídos em 16 especialidades prioritárias, como anestesiologia, cirurgia geral, radiologia, mastologia, ginecologia e oncologia clínica. O foco de atuação desses profissionais é em regiões remotas, de alta demanda e maior vulnerabilidade social.

Isso só é possível graças ao esforço do programa Agora Tem Especialistas, que integra um conjunto de iniciativas do Ministério da Saúde voltadas à formação profissional na área da saúde. Em articulação com o Ministério da Educação, estamos vivendo um momento histórico no fortalecimento da formação e do provimento de profissionais para o SUS”, disse o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Bolsas

As bolsas de residência médica estão voltadas a áreas prioritárias para o SUS como forma de induzir a maior oferta e distribuição desses profissionais. Com essa política, que integra o programa Agora Tem Especialistas, a pasta foi responsável, em conjunto com o Ministério da Educação, pela criação de 806 novos programas de residência médica, impactando na ampliação da formação de médicos especialistas no país.

Um balanço divulgado nesta terça-feira, 3 de fevereiro, revela que, no último ano, houve um crescimento de, pelo menos, 15% no número de vagas em cirurgia oncológica e neurologia pediátrica. Em oftalmologia, o crescimento foi de 14% e, em radioterapia, de 10%.

Leia também:
Governo do Brasil garante formação de 60% dos médicos especialistas no país

“O fortalecimento e a ampliação das vagas de residência médica são estratégicos para o SUS. Ao ampliar o número de médicos residentes no Brasil, estamos investindo diretamente na qualificação da força de trabalho em saúde e garantindo que mais profissionais estejam preparados para atuar onde a população mais precisa", enfatizou o secretário de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES), Felipe Proenço.

Ebserh e hospitais universitários como mentores

Das 900 vagas de residências médicas anunciadas, a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) disponibilizou 401 vagas, que serão preenchidas de acordo com as especialidades e localidades prioritárias para o Sistema Único de Saúde (SUS). As inscrições estão abertas até o dia 19 de fevereiro e podem ser feitas pela plataforma UNA-SUS. 

Em 2025, 25 hospitais universitários da Rede Ebserh preencheram 314 vagas das 583 oportunidades do programa. Este ano, além dessas 25 unidades hospitalares, outros 11 hospitais têm capacidade para ofertar novas vagas. “Estamos falando de um programa que está em plena vigência, em processo de expansão, de qualificação, e que vem mostrando muitos resultados. Participamos como instituição formadora, mentora e certificadora, com 181 profissionais trabalhando como mentores cadastrados e que estão fazendo a diferença”, afirmou o presidente da Ebserh, Arthur Chioro. 

“Um ganho muito importante foi o aumento da presença dos hospitais da Rede Ebserh, que já era nosso maior parceiro, e aumenta ainda mais em 2026. Isso nos dá muita força pela capilaridade, pela excelência, pelo reconhecimento que tem”, acrescentou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha. 

Mais médicos especialistas

Atualmente, são 583 médicos especialistas atuando no programa Mais Médicos Especialistas em todas as regiões do país. Com o novo edital, a expectativa é chegar a 1.500 profissionais. A maior parte deles atua no interior (48,7%) e nas regiões metropolitanas (34%).

A iniciativa inédita foi lançada em 2025 como parte do programa Agora Tem Especialistas, voltado à expansão da oferta e redução do tempo de espera por exames, cirurgias e consultas. Integrado às ações do Ministério da Saúde para enfrentar a escassez e a má distribuição de especialistas no país, o programa articula formação em serviço e provimento assistencial, ampliando a oferta de consultas, exames e procedimentos de média e alta complexidade.

O Mais Médicos Especialistas também permite o ingresso imediato de médicos egressos da residência médica no SUS, acelerando a fixação de especialistas e garantindo atendimento qualificado à população.

Pró-Residência

Também houve expansão na oferta de bolsas residências para várias categorias profissionais da saúde, como enfermeiros, psicólogos e fisioterapeutas. O edital de 2026 do Pró-residência voltado a residência multiprofissional vai ofertar 1 mil bolsas. Com isso, serão mais de 16 mil profissionais cuja formação está sendo apoiada pelo Ministério da Saúde, equivalente a 90% do total da oferta de vagas no país. Foram criados, desde 2023, 447 novos programas a partir do investimento federal.

Retomada da política

A oferta de bolsas de residência médica e multiprofissional foi paralisada em 2022 e enfraquecida nos anos anteriores, quando somou apenas 300 bolsas em 2021, número muito inferior às 4 mil vagas previstas para 2026, considerando as duas modalidades. A retomada e o fortalecimento dessa política, por meio do programa Agora Tem Especialistas, demonstram o compromisso do Governo do Brasil com a expansão da assistência especializada no SUS e com a saúde da população.

As iniciativas do Ministério da Saúde voltada à formação e provimento de médicos no país fortalecem a formação de novos especialistas e promovem uma distribuição mais equitativa desses profissionais em todas as regiões do país. Isso é fundamental, considerando o déficit histórico de especialistas na Atenção Especializada no Brasil.

Da Secom, com informações da Ebserh

Link: https://www.gov.br/secom/pt-br/acompanhe-a-secom/noticias/2026/02/governo-do-brasil-anuncia-3-mil-novas-bolsas-de-residencia-medica-e-edital-para-contratacao-de-900-especialistas-no-sus
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte