Assentamento Elizabeth Teixeira, na Paraíba, é entrega histórica do Governo do Brasil
História dessa luta pela reforma agrária foi registrada no documentário “Cabra Marcado Para Morrer”, de Eduardo Coutinho
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, entrega, nesta quinta-feira (5), assentamentos para diversas famílias de trabalhadoras e trabalhadores rurais sem-terra do estado da Paraíba. Em destaque, o Assentamento Elizabeth Teixeira, que leva o nome de uma das maiores lideranças da luta pelo direito à terra no Brasil. Com investimento de R$ 8.294.828,59, e uma área total de 133,4889 hectares, a entrega do assentamento beneficiará 21 famílias.
Cenário do ato da entrega, o município de Sapé, na zona da mata paraibana, registrou um dos mais emblemáticos capítulos da luta dos trabalhadores rurais por terra do Brasil. Lá, João Pedro Texeira, marido de Elizabeth, liderou um grupo de camponeses que foi considerado um dos mais expressivos núcleos das Ligas Camponesas.
Elizabeth Teixeira
Paraibana, nascida em família de comerciantes e fazendeiros, Elizabeth Teixeira escolheu seguir ao lado de João Pedro Teixeira, líder das Ligas Camponesas de Sapé (PB), mesmo contra a vontade do pai. Após o assassinato do companheiro de vida e de luta, em 1962, assumiu a liderança deixada por ele.
Ao longo de mais de 100 anos, além do marido, perdeu filhos em decorrência da luta. Foi presa. Enfrentou a perseguição da ditadura. Mudou de estado, de nome, viveu na clandestinidade, mas nunca perdeu a força e a coragem por lutar por um Brasil Rural mais justo. Participou do documentário Cabra Marcado para Morrer (1964), de Eduardo Coutinho.
Elizabeth Teixeira é a história viva da luta pela terra no Brasil. Em Sapé escreveremos um novo capítulo, virando a página da violência no campo para um tempo de esperança e justiça. Não há democracia plena sem reforma agrária. E é isso que estamos fazendo neste país, entregando terra para quem dela quer viver e produzir”, destaca o ministro Paulo Teixeira.
Outros anúncios
Além da entrega histórica, também será anunciado:
• Entrega da Portaria de criação do PAE Dom José Maria Pires
• Créditos habitação para o PAE Dom José Maria Pires
• Créditos na modalidade Apoio Inicial para o PAE Dom José Maria Pires
• Entrega da Portaria de criação do PA Vanderley Caixe
• Aquisição do imóvel "Sítio Geribita" no município de Taperoá
• Entrega de 38 títulos de domínio para o PA Maria da Penha II
• Entrega de 69 títulos de domínio para o PA Novo Salvador, no município de Jacarau.
Investimento total, incluindo o Assentamento Agroextrativista Elizabeth Teixeira, de R$ 11.972.475,44.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte
