Lula recebe cartas credenciais de nove novos embaixadores no Brasil
Cerimônia no Palácio do Planalto marcou o início oficial da missão diplomática de representantes de países da América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia
Nove novos embaixadores apresentaram, nesta terça-feira (3/2), suas cartas credenciais ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio do Planalto. Com o ato, os diplomatas passam a representar oficialmente seus países no Brasil. A cerimônia marca o início formal da missão diplomática de cada representante junto ao Estado Brasileiro.
O presidente Lula destacou que o Brasil continua ampliando a parceria com outros países por meio do diálogo e do multilateralismo. “Com cada um desses países, o Brasil compartilha laços de amizade, cooperação e muitos interesses em comum. Seguimos fortalecendo a presença do Brasil no mundo, com diálogo, multilateralismo e a certeza de que a cooperação internacional é fundamental para enfrentar os desafios do nosso tempo”, afirmou o presidente.
Durante a cerimônia, Lula recebeu representantes de nações da América Latina, Europa, Oriente Médio e Ásia. A partir de agora, os novos embaixadores passam a atuar de forma permanente no país, promovendo agendas de cooperação em áreas como comércio, investimentos, cultura, ciência, educação e temas internacionais de interesse comum.
Confira a lista dos novos embaixadores no Brasil:
-
México: Carlos García de Alba;
-
Noruega: Kjetil Elsebutangen;
-
Palestina: Marwan Jebril;
-
Bulgária: Eleonora Dimitrova Dimitrova;
-
Guatemala: Alfredo Vásquez Rivera;
-
Indonésia: Andhika Chrisnayudhanto;
-
República Helênica (Grécia), Eleni Lianidou;
-
Portugal: Isabel Maria Oliveira Brilhante Pedrosa;
-
Colômbia: Alfredo Rafael Saade Vergel.
CARTA CREDENCIAL – A carta credencial é um documento oficial enviado pelo chefe de Estado do país de origem ao chefe de Estado do país de acolhimento. A entrega do documento ao presidente da República é uma formalidade que autoriza oficialmente a atuação de um embaixador no Brasil.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte