MinC participa da abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado
Evento, realizado no sábado (12), teve apresentação de orquestra e reuniu autoridades. Neste ano, 39 filmes, entre longas e curtas-metragens, disputam o prêmio máximo do festival
Um dos mais respeitados eventos voltados à sétima arte no País, o Festival de Cinema de Gramado recebeu, na noite de sábado (12/08), na abertura de sua 51ª edição, a ministra da Cultura, Margareth Menezes. Na cerimônia, a Orquestra Sinfônica de Gramado brindou a plateia com um repertório de trilhas sonoras de sucessos do cinema. A apresentação incluiu ainda uma homenagem ao pai da aviação, Santos Dumont, em referência aos 150 anos de seu nascimento.
A secretária do Audiovisual, Joelma Gonzaga, também participou da solenidade realizada na Sociedade Recreio Gramadense, na cidade gaúcha, que contou com a presença de autoridades, parlamentares e representantes da classe cinematográfica.
“A descontinuidade das políticas públicas para a cultura causou um prejuízo imenso ao setor nos últimos quatro anos. E o audiovisual sofreu muita censura e perseguição”, destacou a ministra Margareth Menezes. “Hoje, estamos buscando o diálogo com o segmento e buscando resolver as pautas mais prementes”.
Uma delas é a renovação do mecanismo que regulamenta a obrigatoriedade de filmes nacionais nas salas de cinema, lembrou a secretária do Audiovisual. “Estamos sem cota de tela para o cinema desde 2021”, disse Joelma Gonzaga.
Também participaram da abertura do 51º Festival de Cinema de Gramado, na serra gaúcha, a presidente da Gramadotur, Rosa Helena Volk; o deputado estadual Joel Wilhelm; a secretária de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, Beatriz Araujo; a deputada federal Denise Pessôa; o prefeito de Gramado, Nestor Tissot; e os curadores Marcos Santuário e Caio Blat.
O Festival conta com apoio da Lei de Incentivo à Cultura, a Lei Rouanet, com valor aprovado para captação de R$ 1.569.255,83.
Mesa e palestras
Entidade vinculada ao Ministério da Cultura (MinC), a Agência Nacional do Cinema (Ancine) marca presença na programação da mostra. Na terça-feira (15/08), a secretária de Financiamento, Fabiana Trindade, e a superintendente de Fomento, Laís Lopes, comandam a mesa “Investimentos no Setor Audiovisual”. Na mesma data, o assessor da secretaria de Regulação, Fábio Barcelos, participa da palestra “Streaming & Regulação de VoD”.
Na sexta-feira, (18/08), a partir das 10h, a palestra “Capacitação: Desafios da Coprodução Internacional”, sobre parcerias internacionais, será comandada pelas servidoras Letícia Maria Godinho e Patricia Della Nina.
Neste ano, 39 filmes, entre longas e curtas-metragens, disputam o Kikito - estatueta criada pela artesã Elisabeth Rosenfeld e prêmio máximo do evento. Os vencedores serão anunciados no próximo sábado, dia 19. A programação terá ainda mostras paralelas, rodas de negócios e homenagens a nomes do cinema - troféus Oscarito, Eduardo Abelin, Cidade de Gramado e Kikito de Cristal. Em 2023, as ganhadoras serão apenas mulheres: as atrizes Laura Cardoso, Léa Garcia, Ingrid Guimarães, Alice Braga e produtora Lucy Barreto.
Por: Ministério da Cultura
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte