Social e Políticas Públicas

MDS e Correios debatem parceria para ampliar acesso a serviços sociais

Entre as iniciativas discutidas está a implantação de postos de cadastramento nos Correios para facilitar a atualização do Cadastro Único

09/01/2024 09:41
MDS e Correios debatem parceria para ampliar acesso a serviços sociais
Fotos: Roberta Aline/MDS

 

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, e o presidente dos Correios, Fabiano Silva, discutiram nesta segunda-feira (08/01), em Brasília, como ampliar o acesso a serviços sociais por meio da rede da empresa pública, presente em todo o País.

Durante o encontro, Wellington Dias destacou a capilaridade dos Correios, que têm presença em todos os municípios brasileiros. "Os Correios trabalham com experiência em diferentes áreas, como o Exporta Fácil, as condições de armazenagem e a qualificação", afirmou. "Assim, temos a oportunidade de trabalhar e integrar mais fortemente com o social", explicou.

Segundo o presidente dos Correios, Fabiano Silva, a parceria tem o potencial de beneficiar milhões de brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social. "Os Correios chegam em todos os municípios do país e, agora, estamos chegando também nas comunidades, favelas, além dos serviços itinerantes, por meio de uma van dos Correios", revelou.

Entre as iniciativas que estão sendo discutidas está a implantação de postos de cadastramento nos Correios para facilitar a atualização do Cadastro Único (CadÚnico), que identifica as famílias de baixa renda que têm direito a benefícios sociais, e a oferta de crédito para microempreendedores.

"Temos cerca de 95 milhões de pessoas no CadÚnico e que precisam, a cada dois anos, atualizar os seus dados. Nesse diálogo, trabalhamos uma parceria que vamos testar como postos de cadastramento (os Correios), garantir a facilidade para as pessoas atualizarem o seu cadastro para permanecerem no CadÚnico", explicou Wellington Dias.

"Em parceria com o sistema financeiro, queremos a oportunidade de trabalharmos também o crédito voltado para tirar as pessoas da situação de pobreza. Assim, garantir a redução da pobreza pelo emprego e pelo empreendedorismo", completou o ministro.

A reunião contou com a presença do secretário de Inclusão Socioeconômica, Luiz Carlos Everton, e da secretária nacional substituta de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS, Patrícia Gentil.

Por: Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS)


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte