Economia

Governo Federal lança política exclusiva para pescadores artesanais

Programa Povos da Pesca Artesanal terá investimentos de pelo menos R$ 154 milhões e vai beneficiar 630 mil pescadores em todo o país

01/08/2023 19:55
Governo Federal lança política exclusiva para pescadores artesanais

 

Pela primeira vez, pescadoras e pescadores artesanais vão contar com uma política pública exclusiva para o setor. O programa Povos da Pesca Artesanal, que será lançado pelo Governo Federal nesta quarta-feira (02/08), vai contar com ações previstas pelos próximos 10 anos que envolvem melhoria de condições de trabalho, valorização de tradições culturais ligadas à pesca, inclusão socioeconômica de pescadores, linhas de crédito e assistência técnica, além de bolsas de iniciação científica para jovens estudantes em estudos relacionados à pesca. Serão investidos pelo menos R$ 154 milhões no programa, que deve beneficiar 630 mil pescadores e pescadoras em todo o país.

O programa será coordenado pelo Ministério da Pesca e Aquicultura em conjunto com outros Ministérios, autarquias e parceiros estaduais.

Os pecadores artesanais chegam a aproximadamente 1 milhão de pessoas no Brasil e respondem por quase 60% do pescado produzido no país. São formados por moradores de comunidades tradicionais, ribeirinhas, indígenas e quilombolas, onde os pescadores lutam para defender os territórios pesqueiros e as técnicas de pesca são transmitidas por gerações. Eles estão majoritariamente nas regiões Nordeste (46%) e Norte (37%).

O lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal e a assinatura da retomada do Conselho Nacional da Aquicultura e Pesca (Conape) será nesta quarta-feira (02/08), no Palácio do Planalto, com a participação do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O evento integra as atividades da Semana Nacional da Pesca Artesanal, que reúne centenas de representantes de comunidades pesqueiras de todo o país na capital federal.

 

SERVIÇO

Lançamento do programa Povos da Pesca Artesanal

Data: 2 de agosto (quarta-feira)

Hora: 16h

Local: Palácio do Planalto

Transmissão ao vivo aqui na Agência Gov e pelas redes sociais do Canal Gov.

 

Por: Agência Gov


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte