Tradicional desfile cívico-militar marca os 201 anos da Independência do Brasil
Mais de dois mil militares e estudantes do Distrito Federal participam da cerimônia neste 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios
O tradicional desfile cívico-militar, organizado pelo Governo Federal, marca o início das celebrações da Independência do Brasil nesta quinta-feira (07/09). Mais de 2 mil militares e estudantes do Distrito Federal participam do desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios. A cerimônia, que teve início às 9h, no Distrito Federal, conta com a participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, representantes do poder público, entre outras personalidades brasileiras.
Neste ano, o medalhista de ouro no boxe nas Olimpíadas de Tóquio-2020, o 3º sargento Hebert Conceição, foi quem conduziu o fogo simbólico da Pátria, acompanhado por esportistas e alunos dos colégios militares de Brasília. Com público estimado em 30 mil pessoas, a Esplanada dos Ministérios é palco da celebração que este ano tem como tema: “Democracia, soberania e união”.
O presidente Lula e a primeira-dama Jaja Lula chegaram à Esplanada a bordo do Rolls-Royce presidencial e foram recebidos pelo ministro da Defesa e os comandantes do Exército, da Marinha e da Aeronáutica para início do desfile, marcado pelo Hino Nacional Brasileiro e o Hino da Independência. A cantata foi apresentada pela Fanfarra do 1º Regimento da Cavalaria de Guardas (1ºRCG), os Dragões da Independência e o coral dos alunos do Colégio Militar de Brasília.
Diversas ações foram feitas para garantir um desfile de 7 de Setembro seguro, mais enxuto, dinâmico e atrativo. A previsão de duração é de aproximadamente duas horas. Entre outras atrações, haverá passagem das tropas das Forças Armadas, apresentação de escolas, como do Governo do Distrito Federal, profissionais do Corpo de Bombeiros, além de bandas e participações especiais de várias instituições. Um dos pontos altos será o tradicional show aéreo da Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira, que encerra o desfile.
Exposição – Após o desfile de 7 de Setembro, o público poderá continuar na Esplanada dos Ministérios e conferir a exposição em homenagem às Forças Armadas. A mostra será montada no gramado central da Esplanada dos Ministérios. A abertura oficial ao público ocorrerá logo após o término do desfile.
Acesso – A circulação de veículos na área da Esplanada dos Ministérios está bloqueada na altura da Catedral de Brasília até a Praça dos Três Poderes. Todos os acessos à Esplanada contam com revista de segurança.
O acesso à Praça dos Três Poderes está restrito, com bloqueio e policiamento a partir da Avenida José Sarney. O Congresso Nacional, os ministérios da Justiça e Segurança Pública e de Relações Exteriores, bem como o Supremo Tribunal Federal (STF), estão protegidos com gradis e policiamento.
Apoio e emergência – há pontos de atendimento médico conjunto do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros (CBMDF), além de equipes espalhadas pela área do desfile. Serão 17 pontos de hidratação ao longo do evento. Ambulantes credenciados têm autorização para permanecerem na via de ligação do Museu da República. Não há venda dentro da área de segurança do desfile.
Leia também: Desfile de 7 de setembro celebra a Independência do Brasil
Governo reforça segurança para o desfile da Independência
Turismo Cívico: o grito da independência que une o Brasil
Força Aérea Brasileira lembra voo histórico de Santos Dumont
Por: Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte