Propriedade intelectual: mulheres ocupam 70% das vagas em edital de mentoria
Entre os 25 projetos selecionados, 14 são da área de biotecnologia; haverá oficinas coletivas e atendimento individualizado
O edital de mentoria em Propriedade Intelectual (PI) lançado em abril pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), teve 70% de suas vagas ocupadas por mulheres. O projeto é uma parceria do MDIC com o a rede IP Female e a International Chamber of Commerce do Brasil (ICC-Brasil).
Dentre os projetos selecionados, 14 são sobre biotecnologia. Ao total, a Secretaria de Competitividade e Política Regulatória, responsável pela ação dentro do MDIC, recebeu 64 inscrições de todo o Brasil.
A mentoria tem o objetivo de transmitir conhecimento sobre as diversas modalidades de proteção e as oportunidades oferecidas pela propriedade intelectual, além de estimular a troca de experiências e de parcerias voltadas para o desenvolvimento de novos negócios.
Leia também: Prêmio Futuras Cientistas vai valorizar professoras e alunas
A primeira atividade será uma oficina coletiva virtual, onde os mentores convidados irão compartilhar conhecimento e dúvidas básicas sobre o tema, além de mapear as necessidades do grupo.
Este encontro terá o objetivo de apresentar a importância da PI para os projetos e negócios, preparando o terreno para os encontros individuais.
Vinte e um mentores e mentoras voluntários e especialistas em PI se reunirão particularmente com o pessoal selecionado, durante o mês de junho, para dar direcionamentos a negócios e projetos. Até o final de julho, outro encontro coletivo acontecerá com o objetivo de compartilhar as experiências.
Outras oportunidades
Nas próximas semanas, o MDIC irá lançar a mentoria para encontrar pessoas com o perfil de “multiplicadoras”, que buscam aprofundar conhecimentos em propriedade intelectual e transferência de tecnologia para ajudar outros projetos e negócios inovadores.
O ministério promove, ainda, outros programas que incluem mentorias de propriedade intelectual e vão além:
Inovativa : O InovAtiva Brasil é um programa de aceleração que oferece capacitação, conexão e mentoria aos participantes de forma gratuita. A participação é aberta para soluções de todas as áreas de atuação que estejam nas fases de validação, operação ou tração. Em geral, ocorrem dois ciclos por ano. Para informações sobre os próximos ciclos acesse https://www.inovativa.online/inovativa-brasil/
Empreendedoras.tech : Programa desenvolvido para fortalecer projetos ou empresas de micro e pequeno porte de base tecnológica lideradas por mulheres. Acompanhe pelo link https://www.enap.gov.br/pt/acontece/noticias/governo-lanca-programa-para-incentivar-empreendedorismo-feminino
Elas Exportam: Programa de mentorias que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior. As inscrições estão encerradas para o ciclo atual, mas haverá novo ciclo ainda este ano. https://www.gov.br/mdic/pt-br/assuntos/comercio-exterior/dpfac/promocao-das-exportacoes-e-cultura-exportadora/elas-exportam
Por MDIC
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte