Fala MDS: Aliança Global contra a Fome e a Pobreza é aclamada no G20
Brasil e Bangladesh foram os primeiros a integrar a Aliança. As adesões de instituições e outros países, até mesmo não-membros do G20, estão abertas
Em 2023, durante a Cúpula do G20 na Índia, o presidente Lula propôs a criação da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ministros de países do G20 e convidados se reuniram no Rio de Janeiro em 24 de julho para discutir a iniciativa. De lá, o chefe da Assessoria Especial de Assuntos Internacionais do MDS, Renato Godinho, fez um balanço sobre a apresentação da Aliança ao mundo.
"Antes mesmo de assumir o terceiro mandato, o presidente Lula já falava em criar uma aliança global para acabar com a fome e a pobreza. Os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, firmados em 2015, não estavam sendo cumpridos. A presidência do G20 foi a oportunidade de colocar o tema na agenda global. Fizemos disso uma prioridade", ressaltou
Brasil e Bangladesh iniciaram a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Outros países, mesmo fora do G20, e instituições podem aderir. A Aliança será lançada em novembro e funcionará como plataforma global independente do G20.
Renato Godinho destacou a aceitação unânime da Aliança entre os países do G20. "Apesar das divergências recentes no G20, como as guerras na Ucrânia e em Gaza, os países deixaram os problemas de lado para apoiar a Aliança", comemorou Godinho.
“Todos compreendem que a persistência da fome e da pobreza é geradora de conflitos. Se resolvermos esses problemas, teremos menos conflitos no futuro", afirmou.
Este e outros episódios do Fala MDS estão disponíveis nas plataformas Spotify, Amazon, Deezer, Apple Podcasts e SoundCloud. Confira!
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte