Luiz Marinho explica atualização cadastral de sindicatos na ‘Voz do Brasil’
O ministro do Trabalho e Emprego também vai falar sobre o programa de apoio financeiro aos trabalhadores do Rio Grande do Sul, a partir das 19h desta segunda (1º/7)
O programa A Voz do Brasil desta segunda-feira (1°/7) entrevista o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, ao vivo, para detalhar os procedimentos e o prazo para atualização cadastral de sindicatos. Entidades de trabalhadores e patronais que não atualizarem até setembro os dados cadastrais e de diretoria terão o registro sindical cancelado.
Segundo a Secretaria de Relações do Trabalho, são 1.353 entidades de trabalhadores e de empregadores que precisam atualizar dados de mandatos de diretoria no Cadastro Nacional de Entidades Sindicais (CNES). A atualização deve trazer informações do último processo eleitoral como número de chapas concorrentes, número de aptos a votar, resultado eleitoral e dirigentes eleitos.
O CNES é instrumento vital para cumprimento do comando constitucional que rege a estrutura sindical brasileira, que é a unicidade sindical, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Outro tema da entrevista com Luiz Marinho é o programa emergencial do Governo Federal de Apoio Financeiro para trabalhadores e trabalhadoras do Rio Grande do Sul. As empresas dos municípios em situação de calamidade aderem à iniciativa que prevê o pagamento de R$ 1.412 aos trabalhadores durante os meses de julho e agosto.
Saiba mais
• Divulgada relação de entidades sindicais que precisam atualizar cadastro no MTE
• Regras para repasse emergencial a trabalhadores formais do RS
Acompanhe aqui A Voz do Brasil
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte