MDA vai a Mato Grosso do Sul tratar da seca e incêndios com agricultores familiares
A importância de políticas resilientes e novas práticas são destaque na reunião
O ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), Paulo Teixeira, esteve no Mato Grosso do Sul para discutir a criação de auxílios emergenciais destinados a agricultores e agricultoras familiares afetados pela seca e pelos incêndios no estado.
Durante reunião com parlamentares e representantes do governo local e Federal, o ministro destacou a importância do encontro. "Este momento representa uma oportunidade de integração e colaboração entre todas as partes envolvidas, permitindo que avancemos significativamente nesse processo. É um momento crucial para fortalecer as políticas públicas voltadas à agricultura familiar", afirmou o ministro.
Leia também
• Marina Silva explica série de ações federais para combater incêndios no país. Assista
Apesar da tristeza pelas perdas causadas pelos incêndios, a visita simboliza uma reinvenção do modelo agrícola, baseado em novas práticas. "Precisamos superar o uso do fogo na agricultura. O presidente Lula recentemente sancionou uma lei que apresenta diversas alternativas", enfatizou.
O ministro também ressaltou a importância de desenvolver uma agricultura resiliente às mudanças climáticas, focando em inovação e no fortalecimento de políticas que preparem o setor agrícola para enfrentar os desafios do aquecimento global.
A reunião foi convocada pelo presidente da Comissão de Desenvolvimento Agrário, Assuntos Indígenas e Quilombolas da Assembleia Legislativa do estado, pelo Deputado Zeca do PT, e foram abordados temas como a perfuração de poços artesianos em comunidades afetadas pela seca, a renegociação de dívidas, a recuperação de propriedades danificadas pelos incêndios, a distribuição de insumos para a criação de animais e a entrega de cestas básicas para as famílias prejudicadas.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte