G20 Brasil

Argentina de Milei adere à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza

Presidente Javier Milei adere à proposta brasileira. Primeiro ato argentino no G20 Brasil desfaz um dos obstáculos que se previa para o encontro no Rio

Agência Gov
18/11/2024 15:10
Argentina de Milei adere à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza
Paulo Mumia/G20
Milei participa da Cúpula do G20 no Rio de Janeiro

A Argentina de Javier Milei assinou a adesão formal à Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, proposta do Brasil e uma das prioridades do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o G20.

Assim, o primeiro posicionamento oficial do presidente argentino durante a Cúpula do G20 desfaz um dos obstáculos previstos na relação de Milei com as propostas brasileiras para o grupo.

O argentino já havia retirado sua delegação da COP29, realizada na semana passada no Azerbaijão, por discordar das metas de redução das emissões de gases de efeito estufa. Durante os preparativos para o G20 Social, no Brasil, a Argentina se recusou a assinar documento em defesa de políticas públicas referenciadas em gênero.

Ainda resta saber quais serão os posicionamentos que Milei vai adotar sobre outros temas em discussão, especialmente a taxação dos super-ricos.

Em coletiva, o ministro brasileiro de Desenvolvimento Social, Wellington Dias, informou que Javier Milei aderiu à Aliança por entender que, entre os objetivos da iniciativa, consta o desenvolvimento de mecanismos de mercado e participação de empresas, sem choque frontal, portanto, com a defesa que Milei fizera, momento antes, da solução pelo capitalismo. A adesão da Argentina só foi confirmada após a divulgação, no início da manhã, da primeira lista de 81 países participantes. A Argentina torna-se, assim, a 82ª aderente.

Leia também:
Lula lança Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza com 148 adesões, incluindo 82 países


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte