Bolsa Atleta impulsiona talentos nas Paralimpíadas Escolares 2024
O evento reúne mais de 2 mil atletas e se consolida como uma vitrine para jovens talentos em 13 modalidades, incluindo atletismo, natação, bocha, tênis de mesa e badminton
As Paralimpíadas Escolares, o maior evento esportivo do mundo para crianças e jovens com deficiência, tiveram início na noite desta terça-feira (26/11) com uma cerimônia de abertura no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A secretária nacional de Excelência Esportiva do Ministério do Esporte, Iziane Marques, esteve presente e destacou o papel do Bolsa Atleta, maior programa de incentivo ao esporte individual do mundo, voltado para atletas-estudantes.
Iziane Marques ressaltou a importância do evento para a inclusão e o desenvolvimento de novos talentos. “Estamos muito felizes em apoiar este evento. O Bolsa Atleta tem sido uma ferramenta crucial na formação de jovens talentos que representam o futuro do esporte brasileiro”, afirmou a secretária. Ela também destacou o impacto positivo do programa nas carreiras dos atletas: “Neste ano, 275 atletas bolsistas na categoria estudantil paralímpica retornaram às Paralimpíadas Escolares”, completou.
A história da campeã parapan-americana de natação, Alessandra Oliveira, ilustra a relevância do programa. “O Bolsa Atleta foi fundamental para o meu crescimento no esporte, desde a iniciação até o alto rendimento. Ele me ajudou com alimentação, materiais e suplementação necessários para manter minha performance”, compartilhou Alessandra. Ela ainda ressaltou o impacto do programa em sua vida, inclusive no planejamento do futuro após a carreira esportiva.
Yohansson Nascimento, vice-presidente do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) e campeão paralímpico, também destacou a importância do programa em todas as etapas da jornada dos atletas. “É muito bom saber que, desde as Paralimpíadas Escolares, esses atletas já podem contar com o apoio do Ministério do Esporte para financiar sua trajetória esportiva”, afirmou Nascimento. Para ele, o Bolsa Atleta é um incentivo fundamental para que os jovens continuem treinando e alcancem competições de alto nível, como os Jogos Paralímpicos.
Paralímpiadas escolares
O evento, que ocorre até sexta-feira (29), reúne mais de 2.000 atletas de todo o país e se destaca como uma vitrine para jovens talentos, com disputas em 13 modalidades, como atletismo, natação, bocha, tênis de mesa e badminton. De acordo com o CPB, a edição de 2024 registrou um número recorde de inscrições, superando as 1.800 registradas no ano passado, que já era o maior número de participantes até então.
Durante a semana de competições, o coordenador-geral do Programa Bolsa Atleta, Jeeser Alves, estará presente em reuniões e congressos técnicos, oferecendo informações, esclarecendo dúvidas e promovendo a divulgação do programa. Sua presença reforça a importância do Bolsa Atleta na formação de futuros campeões paralímpicos.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte