Turismo

Brasil vai sediar o Black Travel Summit, evento que debate e promove o afroturismo, em 2025

Anúncio do evento no Rio de Janeiro foi feito pela coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, durante atual edição nos Estados Unidos

Agência Gov | Via Embratur
24/11/2024 16:37
Brasil vai sediar o Black Travel Summit, evento que debate e promove o afroturismo, em 2025
 
 

O Rio de Janeiro será a sede da edição 2025 do Black Travel Summit, evento que promove o debate e o desenvolvimento do afroturismo, segmento que só cresce dentro da indústria global de viagens. O anúncio foi feito pela coordenadora de Diversidade, Afroturismo e Povos Indígenas da Embratur, Tania Neres, neste sábado (23), no Black Travel Summit 2024, que acontece em Fort Lauderdale, nos Estados Unidos. A informação foi confirmada durante o painel “Experiências de Afroturismo na América Latina”, ao lado de representantes da Argentina e da Colômbia, além de membros do Banco CAF.

Até este domingo (24), o evento, que representa uma oportunidade de debater o crescimento do afroturismo, traz discussões importantes sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

Para Tania Neres, a vinda do Black Travel Summit para o Rio aproxima os turistas estrangeiros a parte da história afrobrasileira. “A escolha do Rio de Janeiro como sede do evento, negociada pela equipe MICE da Embratur, tem o objetivo de mostrar o país a esses viajantes e profissionais. O Rio se destaca pela sua excelente conectividade aérea, o que facilita a participação no evento e, ao mesmo tempo, oferece a oportunidade de explorar outros destinos no Brasil, com voos de até duas horas de distância”, destacou a coordenadora.

Tania Neres ainda citou atrativos turísticos da capital fluminense que se enquadram no segmento do afroturismo. “O Rio de Janeiro é, sem dúvida, o portão de entrada para turistas que visitam o Brasil e, pensando no desenvolvimento do afroturismo como um atrativo, o município oferece uma série de experiências únicas, como a Pequena África, rica em herança africana. Além disso, os visitantes podem conhecer comunidades quilombolas e escolas de samba, ou ainda explorar a Rota do Samba e a Rota Literária, criadas por startups em parceria com o EmbraturLAB. E, claro, os turistas poderão aproveitar todo o sol e as praias que o Rio tem a oferecer”, completou.

O Rio de Janeiro recebeu, de janeiro a setembro deste ano, 1.075.879 visitantes estrangeiros, segundo o Portal de Dados da Embratur. O levantamento aponta ainda que, no ano passado, 1.192.814 de turistas internacionais entraram no Rio de Janeiro – número que  quando comparado às entradas do primeiro semestre deste ano foram 609.023 e 760.280, respectivamente, representando um aumento de 24,84%. Os dados revelam ainda que a maioria dos turistas internacionais vêm a lazer e são, principalmente, de Portugal, Estados Unidos e Espanha.

A Embratur tem investido no afroturismo como um dos carros-chefes da atual gestão, iniciada em 2023. Diversas ações, como ativações em feiras internacionais, press trips e famtours em destinos onde a herança africana é protagonista, e apoio a empresas e projetos afrocentrados, têm ajudado a impulsionar o segmento no Brasil.

Sobre o evento

O Black Travel Summit é organizado pela Black Travel Alliance, uma associação que reúne grupo de criadores de conteúdo de viagens negros do mundo inteiro e que tem como pilares os conceitos de ‘Aliança, Amplificação e Responsabilidade’.

O evento também é uma oportunidade de debate do crescimento do Afroturismo dentro da indústria global de viagens. Além disso, o Black Travel Summit proporciona discussões importantes sobre inclusão e diversidade no turismo, com foco em mercados emergentes que valorizam a cultura afro e seu impacto na indústria de viagens.

 
Link: https://embratur.com.br/2024/11/23/brasil-vai-sediar-o-black-travel-summit-evento-que-debate-e-promove-o-afroturismo-em-2025
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte