Cúpula do G20 no Rio tem 2.353 profissionais de imprensa credenciados
São 1.529 estrangeiros e 824 brasileiros inscritos para cobrir o encontro de chefes de Estado ou de Governo no Museu de Arte Moderna
A reunião de Cúpula do G20, agendada para os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, terá a cobertura de 2.353 profissionais de imprensa. São 1.529 estrangeiros e 824 brasileiros credenciados para o encontro que será realizado no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio de Janeiro.
Entre os estrangeiros, a China é o país com maior número de profissionais credenciados. São 191. Na sequência aparecem Japão (140) e Rússia (101).
A Cúpula do G20 é a reunião entre chefes de Estado ou de Governo dos países membros. O G20 é composto por 19 países (África do Sul, Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Austrália, Brasil, Canadá, China, Coreia do Sul, Estados Unidos, França, Índia, Indonésia, Itália, Japão, México, Reino Unido, Rússia e Turquia) e dois órgãos regionais: a União Africana e a União Europeia. Além desses países haverá a presença de países e outras instituições convidadas pela presidência brasileira.
Os integrantes do G20 representam cerca de 85% do Produto Interno Bruto (PIB) mundial, mais de 75% do comércio mundial e cerca de dois terços da população mundial. A cerimônia de abertura da Cúpula, no dia 18, será marcada pelo lançamento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, uma iniciativa brasileira que mobiliza países e organizações internacionais para acelerar os esforços no combate à fome e à pobreza até 2030.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte