Encontro nacional debate agroecologia indígena
O evento reúne, em Brasília, cerca de 200 agricultores, acadêmicos e lideranças indígenas de todos ou biomas
Termina nesta sexta-feira (29/11), em Brasília (DF), o I Encontro Nacional de Agroecologia Indígena. O evento, que começou na terça-feira (26/11), reúne cerca de 200 agricultores, acadêmicos e lideranças indígenas de todos ou biomas, além de técnicos de diversos ministérios e instituições governamentais que trabalham em Tecnologia da Informação (TI), representantes de organizações não governamentais indígenas e indigenistas.
De acordo com a pesquisadora Terezinha Dias, da Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia, pela primeira está sendo feito um evento exclusivo para avançar em pautas sobre a produção agroecológica nesses territórios, com foco na soberania e segurança alimentar.
“O alerta quanto ao desaparecimento das sementes tradicionais em seus territórios e a necessidade de implementar ações de fortalecimento da agrobiodiversidade em dinâmicas de feiras e resgate de sementes tradicionais foi evidenciada por grupos indígenas de todos os biomas”, assinalou Terezinha.
O evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho de Povos Indígenas da Articulação Nacional de Agroecologia (GT Povos Indígenas/ANA) e culminou com uma audiência pública, nesta quinta-feira (28/11), onde foram exaltadas diversas ações governamentais necessárias ao fortalecimento da agroecologia.
“A Embrapa Recursos Genéticos e Biotecnologia e a Embrapa Cerrados [DF] trabalharam em conjunto para garantir a estruturação de equipamentos que permitiram realizar uma ampla Feira Agroecológica, na manhã de quinta-feira [28/11], ao lado do Ministério dos Povos Indígenas/ MPI, com muito artesanato e produtos da sociobiodiversidade”, destacou a pesquisadora, acrescentando que a Embrapa Alimentos e Territórios (AL) também contribuiu com apoio à participação de indígenas.
A ação se relaciona a diversas metas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e atendeu a uma demanda da Comissão Permanente de Governança da Temática Indígena da Embrapa.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte