Social e Políticas Públicas

Fala MDS: projeto capacita profissionais do cuidado e prestigia trabalhadoras domésticas

Diretora da Economia do Cuidado do MDS, Luana Pinheiro, explica por que as trabalhadoras domésticas são uma das prioridades no Plano Nacional de Cuidados, que está em fase final de elaboração

Agência Gov | Via MDS
22/11/2024 14:30
Fala MDS: projeto capacita profissionais do cuidado e prestigia trabalhadoras domésticas

As trabalhadoras domésticas remuneradas e não remuneradas estão entre o público prioritário do trabalho realizado pela Secretaria Nacional da Política de Cuidados e Família do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS). Uma das mais recentes ações destinadas a este público foi o projeto piloto do curso “Trabalho Doméstico e de Cuidados” no âmbito do Programa Mulheres Mil.

Trata-se de uma formação profissional e cidadã destinada às trabalhadoras domésticas que têm o cuidado como profissão. A primeira fase deste projeto ofereceu 900 vagas nos municípios de Aracaju (SE), Salvador (BA), São Luís (MA), São Paulo (SP), Recife (PE), Mesquita (RJ) e Nilópolis (RJ). Para explicar o projeto, a convidada do Fala MDS desta sexta-feira (22.11) é a diretora da Economia do Cuidado, Luana Pinheiro.

Em entrevista ao podcast, Luana explica por que as trabalhadoras domésticas são uma das prioridades no Plano Nacional de Cuidados, que está em fase final de elaboração pelo MDS. “No Brasil, elas são uma das principais categorias que ofertam cuidados. A gente se organizou muito, contando com o trabalho dessas mulheres que cuidam das casas, cuidam das famílias, para que a sociedade possa se desenvolver”, esclarece.

O Programa Mulheres Mil é resultado de um trabalho interministerial que envolve, além do MDS, os Ministérios das Mulheres, dos Direitos Humanos e Cidadania, da Educação, da Igualdade Racial e do Trabalho e Emprego. Instituições federais de ensino e a Federação Nacional das Trabalhadoras Domésticas também apoiam a iniciativa.

“O Mulheres Mil é um projeto que considera a diversidade do território. A gente vai ao território e entende quais são as demandas das trabalhadoras que estão na ponta e a partir dessa demanda o curso é elaborado”, destaca a diretora. Segundo ela, o Mulheres Mil também tem como missão construir uma rede de apoio entre as trabalhadoras domésticas. Uma em cada quatro pessoas que trabalham com cuidados no Brasil é trabalhadora doméstica.

“É um trabalho muito importante para nossa forma de viver, tanto quando ele é feito remuneradamente como quando é feito de forma não remunerada pelas mulheres nos espaços do domicílio. Mas ele é um trabalho historicamente desvalorizado e, não por acaso, ele é majoritariamente realizado por mulheres, negras, de periferia e que têm baixa escolaridade”, ressalta Luana Pinheiro.

No podcast, a entrevistada também abordou a Política Nacional de Cuidados e a importância dela para que o ato de cuidar seja transformado em política pública e que o cuidado possa ser compartilhado entre sociedade, Estado, iniciativa privada e seja um direito de todos.

O Fala MDS tem episódios semanais, publicados às sextas-feiras, e está disponível nas plataformas Spotify , Amazon , Deezer , Apple Podcasts e SoundCloud . O podcast também é distribuído às rádios de todo o país que queiram veiculá-lo.

 

Link: https://www.gov.br/mds/pt-br/noticias-e-conteudos/desenvolvimento-social/noticias-desenvolvimento-social/fala-mds-projeto-capacita-profissionais-do-cuidado-e-prestigia-trabalhadoras-domesticas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte