Justiça

Ação das polícias federal e estadual desarticula grupo criminoso no Piauí

Força Integrada de Combate ao Crime Organizado cumpre mandados de prisão contra crime organizado que atua no tráfico de drogas

Agência Gov | via PF
01/11/2024 13:34
Ação das polícias federal e estadual desarticula grupo criminoso no Piauí
PF
Ficco atua sob coordenação da PF, em conjunto com as forças estaduais

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado (FICCO/PI) cumpriu, na tarde desta sexta-feira (1/11), quatro mandados judiciais no município de Parnaíba, sendo dois mandados de prisão temporária e dois de busca e apreensão. As ordens judiciais foram expedidas pela Central de Inquéritos de Parnaíba, no Piauí.

O objetivo da ação é combater os crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, praticados por grupo criminoso atuante nos bairros Santa Maria e João XXIII. Um dos alvos já havia sido preso em flagrante em outra ocasião, mas, depois de solto, voltou a atuar na prática criminosa.

As investigações tiveram início a partir de elementos de prova obtidos durante a operação Fragmentação, deflagrada pela FICCO/PI em dezembro de 2022 no Piauí e no Ceará.

A ação é um exemplo bem-sucedido de combate articulado ao crime, como proposto pela PEC da Segurança Pública apresentada pelo Governo Federal aos governadores estaduais, na última quinta-feira (31).

A FICCO/PI, que atua sob a coordenação da Polícia Federal, é composta também por membros da Polícia Civil, Polícia Rodoviária Federal, Polícia Penal Federal, Polícia Militar e Polícia Penal estadual. Atualmente, a FICCO/PI tem sede em Parnaíba, mas sua atuação se estende a todo o estado.

A população pode colaborar com informações sobre a atuação de facções criminosas, foragidos da Justiça, tráfico de drogas e outros crimes por meio de denúncias anônimas, que podem ser encaminhadas pelo link: bit.ly/denunciapcphb.

Por PF

 

Link: https://www.gov.br/pf/pt-br/assuntos/noticias/2024/11/ficco-pi-desarticula-organizacao-criminosa-voltada-ao-trafico-de-drogas
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte