Funarte celebra o legado do fotojornalista Evandro Teixeira
Fotojornalista foi autor de fotos históricas do país
A Fundação Nacional de Artes honra a trajetória do fotógrafo Evandro Teixeira, um dos mais importantes fotojornalistas brasileiros de todos os tempos.
Nascido na Bahia, em 1935, Evandro Teixeira deixou a cidade de Irajuba, para fotografar o Brasil. Com mais de 70 anos de carreira e inúmeras vezes premiado, Teixeira deixa uma obra na qual registrou momentos históricos do Brasil e do mundo, com destaque para a ditadura militar brasileira, além de documentar sobre a fome e a pobreza no país, bem como do Carnaval e de festas populares, e também o esporte.
Com mais de 150 mil fotos, suas obras integram coleções de instituições como o Museu de Arte de São Paulo (Masp) e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM-RJ). Seu acervo reúne imagens icônicas de Pelé e Ayrton Senna. Entre seus projetos autorais, o grande destaque é o projeto sobre Canudos.
A Funarte celebra Evandro Teixeira e toda a sua contribuição para a memória e o fotojornalismo brasileiro e se solidariza com os admiradores, amigos e familiares.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte