G20 Social: Consea discute erradicação da fome e a reforma da governança global
Evento integra a programação G20 Social com 271 atividades autogestionadas no Rio de Janeiro ( RJ)
Como parte da programação da Cúpula Social do G20, o Seminário Internacional “A erradicação da fome e a reforma da governança global: diálogos e convergências necessárias” trouxe um diálogo inédito entre atores-chave de governos, da sociedade civil e de organizações internacionais que atuaram nos diferentes processos conduzidos pela presidência brasileira sobre o combate à fome e a reforma da governança global no âmbito das Trilhas Geopolítica, Financeira e Social do G20.
Realizado pelo Conselho Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Consea), a atividade autogestionada contou com o apoio do Ministério da Alimentação e Agricultura da Alemanha, com o Instituto de Estudos Socioeconômicos (Inesc) e o Instituto Ibirapitanga e integrou a programação do G20 Social, do dia 14 de novembro, no Rio de Janeiro.
A primeira-dama Janja Lula da Silva parabenizou o Consea pela iniciativa e disse que a realização do G20 Social é um dos momentos mais importantes da gestão do presidente Lula. Janja lembrou que o Brasil voltou para o mapa da fome, por retrocessos de governos anteriores, mas que o atual mandato de Lula está comprometido mundialmente com a agenda 2030 para a erradicação da fome, da pobreza e, também, do combate à desigualdade.
“Depois de tantos anos de investimento e trabalho, infelizmente a pobreza voltou a ser uma triste realidade do povo brasileiro e o retrocesso de direitos nos governos anteriores foram a chave para isso. No mundo, a crise climática e as guerras impactam a produção de insumos e alimentos. As pessoas vivem sem saber qual será a próxima refeição no mundo. É por isso que estamos aqui reunidos, pois queremos assumir responsabilidades e não apenas assinar acordos. Um chamado global para uma ação urgente e ambiciosa. Com determinação política conseguiremos avançar”, afirmou.
Para a ministra de Estado dos Direitos Humanos e da Cidadania, Macaé Evaristo, a inovação da participação social no território do G20, além de proporcionar um diálogo inédito entre governos e sociedades de diversas localidades do mundo, é um marco no processo de evolução da humanidade.
“Quando o nosso presidente coloca a erradicação da fome como chave, é para que possamos reduzir a desigualdade entre nós. Para que possamos olhar para todas as pessoas da mesma forma. É preciso que passemos por uma mudança estrutural e radical para que tenhamos direito a terra e a humanidade em qualquer lugar do mundo que estejamos, pois dignidade e cidadania são para todos e todas em qualquer lugar do planeta.
Para o ministro da Secretaria Geral da Presidência da República, Márcio Macedo, o seminário é a concretização das estratégias para o avanço do compromisso formal e material do G20 e do Brasil no combate à fome e a pobreza. E, segundo ele, o Consea é o ator principal para o debate da segurança alimentar e nutricional no País.
“Colocar o combate à fome, o enfrentamento à pobreza e às desigualdades como temas centrais do G20 é algo totalmente inédito. E trazer a participação dos atores sociais para esse debate, como é o caso desse evento do Consea em nosso G20 Social, é corajoso e necessário para a governança global. Uma ação transformadora que estamos aprendendo e fazendo. Uma ousadia, uma necessidade do momento histórico e importante para colocarmos o protagonismo do povo, a nossa digital, no centro das decisões dos grandes líderes”.
Sobre a participação do Consea no G20 Social, a presidenta Elisabetta Recine explicou que o principal objetivo da atividade autogestionada do Conselho no G20 Social é apontar caminhos participativos de governança para os sistemas alimentares, contribuindo, assim, para a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada e para a superação das desigualdades.
“Não adianta apenas assinar acordos. Eles precisam ser cumpridos. E é por isso que estamos aqui. Para levar a garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada para a pauta da aliança global”.
Alexander Rose, representante do Ministério da Alimentação e Agricultura da Alemanha, também participou do evento e ratificou o apoio do seu país na luta pela segurança alimentar e nutricional. Ele lembrou que a Alemanha já passou por cenários extremos de fome e que estão dispostos a ajudar o mundo no cumprimento do direito humano à alimentação adequada.
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, destacou a prioridade dada à reforma da governança global na gestão do presidente Lula e a determinação do governo brasileiro em tirar do papel a construção da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza. Ele também aproveitou para agradecer a Alemanha pela adesão à Aliança Global e realizou um chamamento aos demais países para poderem participar da iniciativa.
G20 Social
O evento começou nesta quinta (14) com uma maratona de atividades autogestionadas organizadas por movimentos sociais de diferentes países. Confira a programação AQUI. Durante todo o encontro, 180 bancas montadas no território do G20 Social oferecerão desde produtos artesanais até publicações especializadas.
A manhã do segundo dia (15) será dedicada a três plenárias simultâneas. Das 9h às 12h serão abordados os temas centrais do encontro: o enfrentamento da fome e das desigualdades, a urgência das mudanças climáticas com transição justa, e a necessária reforma da governança global.
O momento decisivo acontece na manhã do dia 16, quando o Espaço Kobra sedia a Plenária Final, a partir das 9 horas. Neste encontro, será consolidado o documento com propostas construídas ao longo dos três dias de debates, que será entregue às autoridades durante o ato de encerramento, marcado para as 11 horas. Após o ato, acontecerá uma tarde de atividades culturais e rodas de conversa no território do G20 Social. Veja a programação Aqui .
Aliança Global Festival
Entre os dias 14 e 16 de novembro, o Rio de Janeiro será palco de uma grande ação cultural de combate à fome e à pobreza. O Aliança Global Festival será realizado na Praça Mauá, com entrada livre e gratuita, e reunirá importantes artistas do Brasil para promover engajamento e discussão sobre a principal marca da presidência brasileira do G20, que é a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.
Confira a programação - https://www.g20.org/pt-br/alianca-global-festival
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte