G20 Brasil

G20 Social: O povo lidera soluções para não deixar ninguém para trás

O documento final do G20 Social marca o início de uma nova era de participação popular nas decisões do bloco. E as cidades são ponto de partida para se combater a crise climática e as desigualdades

Agência Gov | Via G20 Brasil
17/11/2024 12:35
G20 Social: O povo lidera soluções para não deixar ninguém para trás
Ricardo Stuckert/PR
Lula e a reunião com prefeitos no Urban 20: cidades como ponto de partida para mudar o mundo

"É fundamental que este encontro ocorra às vésperas da Cúpula de Líderes do G20. Há milênios, os assentamentos urbanos atraem as esperanças de milhões de pessoas. Seus mercados e comércios são pontos de contato entre sociedades muitas vezes distantes. De suas universidades e bibliotecas, vieram grandes inovações. Em suas ruas e suas praças, ideias se tornam realidade." Assim o presidente Luiz Inácio Lula da Silva descreveu a importância das cidades como ponto de partida para se movimentar as mudanças de que o planeta precisa para se tornar mais justo e sustentável.

As cidades, por exemplo, são o local de onde devem partir iniciativas concretas para enfrentar as mudanças climáticas e seus efeitos sobre as vidas das pessoas. São também um ambiente propício para se executarem políticas públicas de combate à pobreza, de ampliação do acesso à saúde e à educação. Dá-se nas cidades o primeiro contato entre o Estado e a vida das pessoas. Desse modo. A presença de Lula, representando a presidência brasileira no G20 em suas últimas semanas, na sessão de abertura do Urban 20 neste domingo (17/11), iniciativa do Grupo C40 de Grandes Cidades, é a mais perfeita forma de transição entre o G20 Social histórico que marcou os três dias anteriores, e a Cúpula dos chefes de Estado do bloco, nos próximos dois dias.

• Leia aqui o discurso de Lula na recepção aos prefeitos e assista aqui à transmissão da cerimônia de abertura

Por uma agenda global em que as pessoas são o centro das decisões e lideram as mudanças para que ninguém fique para trás. A Cúpula do G20 Social inaugura uma nova fase para a cooperação econômica internacional em que o povo quer ter espaço para apontar soluções para a crise global desde a realidade dos seus territórios. A iniciativa da presidência brasileira do G20 reafirma a máxima de que, quando são convidadas a participar dos processos, as pessoas garantem presença e pluralidade de ideias.

Desde o início do mandato de turno, a participação de organizações da sociedade civil, por meio dos grupos de engajamento e dos movimentos sociais, funcionou como bússola para as prioridades que seriam debatidas em 2024. Tanto que agendas que cobram o compromisso das maiores economias do mundo por reformas na governança e no sistema financeiro global, pela transição ecológica justa, o fim da fome e a redução das desigualdades partem, principalmente, de pautas históricas cunhadas desde as urgências do povo.

Esta edição especial da G20 News mira os últimos dias do G20 Brasil e celebra o sucesso da Cúpula Social. Os armazéns do Porto de Mauá, no Rio de Janeiro, receberam milhares de pessoas interessadas em compor os debates entre os líderes do mundo. O documento fruto dessa articulação inédita os convida para o engajamento por uma transformação "efetivamente possível e duradoura". Pede, ainda, ambição nos compromissos para fortalecer as instituições internacionais, combater a fome, a pobreza e as desigualdades, bem como para mitigar os impactos das mudanças do clima.

Agora, nos dias 18 e 19 de novembro, acontece a Cúpula de Líderes do G20 Brasil, no Rio de Janeiro. A expectativa é por uma declaração de líderes com acordos robustos e propostas ambiciosas em resposta às prioridades colocadas em discussão durante a presidência brasileira.

Agenda da semana

• 12 a 16 de novembro – Reunião de Sherpas (Rio de Janeiro)
• 14 a 16 de novembro – Cúpula Social (Rio de Janeiro)
• Confira o calendário completo

 Página do G20 Brasil: confira o que a Agência Gov já publicou
• Perguntas e respostas: O que é o G20 e qual o seu papel no mundo
• Convide outras pessoas para assinar nossa newsletter G20 Brasil News!

G20 EM QUADRINHOS

 

 

FOTO DA SEMANA

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebe documento da Cúpula do G20 Social, no Rio de Janeiro | Foto: Foto: Ricardo Stuckert/PR

 

 

DECLARAÇÃO DO RIO

A Declaração do Rio de Janeiro, resultado do G20 Social, reforça o apelo de movimentos sociais por justiça global. Documento foi entregue ao presidente Lula em cerimônia de encerramento com movimentos populares de todo o mundo

 

ALIANÇA

Uma das principais pautas em debate no Território do G20 Social, no Rio de Janeiro, trata da Aliança Global proposta pelo Brasil para combater a fome e a pobreza. A Aliança é fundamentada no princípio de que nenhum país pode combater a fome isoladamente. A iniciativa brasileira, que será lançada na Cúpula de Líderes, busca unir nações desenvolvidas e em desenvolvimento em ações coordenadas que englobam desde a ampliação da produção de alimentos saudáveis até o apoio à agricultura familiar e sustentável.

 

G20 SOCIAL

Na primeira Cúpula Social do G20, o Brasil apresenta o PAC para Resíduos Sólidos, um novo ciclo de políticas públicas que reforça o compromisso do país com a inclusão dos catadores, a economia circular e a sustentabilidade. A iniciativa coloca em prática temas essenciais debatidos na presidência brasileira do G20, como a redução de desigualdades e o combate às mudanças climáticas.

Regulação imediata da inteligência artificial para barrar o racismo algorítmico e a desigualdade digital

G20 Social apresenta caminhos para uma Inteligência Artificial ética e inclusiva. O alerta é para o risco da ampliação do discurso de ódio sem punição, o viés algorítmico e a urgência de políticas que garantam a integridade de dados e a proteção de direitos humanos no ambiente digital.

 

COLLABS

 

VÍDEO DA SEMANA

O encerramento do G20 Social foi marcado por discursos enfáticos e a apresentação da Declaração do Rio de Janeiro, um documento elaborado em colaboração com movimentos sociais de todo o mundo. O evento, realizado paralelamente às atividades do G20, destacou a urgência de reformar a governança global para enfrentar desafios contemporâneos, como mudanças do clima, desigualdades sociais e crises geopolíticas.

 

A Declaração do Rio de Janeiro, resultado do G20 Social, reforça o apelo de movimentos sociais por justiça global, combate à fome e mudanças do clima, e reforma urgente na governança internacional. O evento encerra neste sábado, antecedendo a reunião de líderes na próxima semana. Ouça a reportagem e saiba mais.

 

 

 


A reprodução é gratuita desde que citada a fonte