Governo destina R$ 800 mil para restauração do conjunto de Santo Antônio (BA)
As construções foram erguidas a partir do século XVII e representam o patrimônio do período colonial no Recôncavo Baiano
Na última quinta-feira (31), o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), ligado ao Ministério da Cultura, assinou Ordem de Serviço no valor aproximado de R$ 800 mil para a contratação de serviços técnicos para elaboração dos projetos que orientarão a execução das obras de restauro da Igreja e Convento de Santo Antônio e da Ordem Terceira, em São Francisco do Conde, na Bahia.
Por meio desta contratação serão planejadas as futuras obras, que envolvem tanto os aspectos artísticos da edificação, com a recuperação de seus bens móveis e integrados, como também reforço estrutural e nova infraestrutura predial , contemplando as instalações hidrossanitárias , elétricas, mecânicas , de combate a incêndio e segurança patrimonial.
"Este investimento inicial representa muito mais que um aporte financeiro, pois a restauração, estabilização e reforço estrutural do monumento depende da elaboração dos projetos que estão sendo contratados, para que eles forneçam as diretrizes de contratação de futuras obras”, ressaltou o superintendente do Iphan na Bahia, Hermano Guanais e Queiroz.
Leia também:
Patrimônios históricos e arquitetônicos também fazem parte do Novo PAC
O complexo abriga painéis de azulejos excepcionais trazidos de Portugal, semelhantes aos da Igreja e Convento de São Francisco de Salvador, que são listados entre as Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo. São elementos artísticos e arquitetônicos que atraem turistas e fortalecem a economia local.
História
A construção da Igreja de Santo Antônio e convento foi financiada por recursos dos proprietários de engenhos de açúcar que dominavam a paisagem do Recôncavo - região do entorno da Baía de Todos os Santos - , no século XVII . As obras atravessaram várias gerações, com reconstruções e ampliações até resultarem no monumento arquitetônico de hoje . O tombamento pelo Iphan , em 1941, reconheceu a importância do conjunto arquitetônico para o Patrimônio Cultural nacional .
Veja mais:
www.youtube.com/IphanGovBr
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte