Inmetro realiza Jornada da Pós-graduação
Evento teve o objetivo de divulgar a produção científica dos egressos e discentes dos programas de pós-graduação do Instituto
O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) realizou, nos dias de 25 e 26/11, a Jornada da Pós-graduação do Instituto. O evento foi promovido pela Divisão de Ensino e Pesquisa (Diepi), da Diretoria de Metrologia Científica, Industrial e Tecnologia (Dimci).
O evento teve o objetivo de apresentar as teses e dissertações dos egressos e discentes dos Programas de Pós-graduação do Inmetro, divulgando os cases de sucesso em produção científica, da teoria à prática, bem como promover o intercâmbio de conhecimentos, fomentar discussões, incentivar parcerias, e destacar a produção científica e tecnológica. As apresentações foram realizadas no auditório do prédio 6, no Campus de Laboratórios do Inmetro, em Xerém – Rio de Janeiro.
Realizando a abertura da programação, o diretor da Dimci, Luiz Fernando Rust, que também é presidente do Conselho Acadêmico do Inmetro, ressaltou que a integração entre os corpos docente e discente é fundamental para facilitar o aprendizado mútuo entre as diferentes áreas de pesquisa e especialidade do Instituto.
“Esse evento é um momento muito rico em oportunidades de crescimento para todos, pois reúne peças chaves para a área da infraestrutura da qualidade no país: palestrantes renomados, egressos dos cursos, alunos com excelentes pontuações em seus trabalhos, e os docentes que fazem todo o diferencial. Casa cheia. É assim que queremos sempre ver o Inmetro e seus laboratórios”, disse Rust.
Capes
O evento contou com palestra do Dr. Geraldo Roberto Carvalho Cernicchiaro, coordenador Adjunto da Câmara III da área Interdisciplinar da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ele realizou apresentação da estrutura da Capes, informou sobre o fluxo de processos de avaliação quadrienal para os cursos de pós-graduação do país, e falou sobre a importância da qualidade da formação para as instituições e egressos.
“Para a Capes, o produto da pós-graduação é o egresso. É ele que demonstra a qualidade da sua formação. Então o foco da avaliação está nos programas e na qualidade da formação de doutores e mestres, para que tenham entrada no mercado de trabalho e produzam de acordo com sua capacitação. Para tanto, a estrutura curricular deve ser apropriada à formação dos alunos, constituída por um conjunto de disciplinas coerentes com as áreas de concentração”, pontuou Cernicchiaro.
Ainda segundo ele, a produção técnica é um item fundamental e de extrema relevância, pois a partir de trabalhos desenvolvidos, surgem estudos que possibilitam, por exemplo, a criação de políticas públicas e de produtos que façam a diferença para a vida da população.
A Capes é um órgão do Governo Federal do Brasil, ligado ao Ministério da Educação, responsável por esse sistema de avaliação.
Docentes
Os coordenadores dos cursos estiveram presentes: Celso SantAnna, coordenador do Programa de Pós-graduação em Biotecnologia (PPGBiotec); Rodrigo Felix, coordenador do Programa de Pós-graduação em Metrologia (PPGM); e Vanderlea Souza, coordenadora do Programa de Pós-graduação em Metrologia e Qualidade (PPGMQ).
“Essa jornada é importante para que seja divulgada a produção científica realizada pelos egressos e alunos do Inmetro. E também para que essa possibilidade de formação profissional seja disseminada e nivelada para o conhecimento do público em geral, inclusive atraindo novos e potenciais discentes”, informou Vanderlea.
“Aqui estão sendo produzidos trabalhos excelentes, que podem vir a melhorar a vida da população como um todo. Estudos que podem se tornar um material de referência, um método a ser utilizado pela indústria, patentes, legislações, entre outras possibilidades”, completou Vanderlea Souza.
Em sua apresentação, Leandro Sanches Sampaio, egresso do PPGM, falou sobre a sua atuação profissional no mercado privado de trabalho de metrologia: “O doutorado concluído no Inmetro me gerou a possibilidade de atender demandas específicas do mercado na empresa que trabalhei por muitos anos, e agora abriu portas para uma contratação no estado da Bahia. No próximo mês estarei assumindo um cargo no laboratório de uma instituição referência em educação, e os requisitos de contratação eram ter experiência em empresa privada e doutorado na área”, informou Sampaio.
Inovação
A tradicional exposição de posters ao final dos painéis foi apresentada de forma inovadora. Os trabalhos puderam ser visitados por meio da leitura de QR Codes.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte