Instituto Chico Mendes apreende ouro em garimpo ilegal no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
Operação flagrou atividade ilegal de garimpeiro, levado para a sede da Polícia Federal em Cuiabá
Durante operação na última sexta-feira (22), o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) apreendeu 1,7 gramas de ouro com um garimpeiro flagrado em atividade ilegal no Parque Nacional da Chapada dos Guimarães, em Mato Grosso. A Operação "Índia do Rei", cujo objetivo é combater a prática de garimpo ilegal na unidade, identificou e autuou um garimpeiro em atividade clandestina.
A operação foi possível graças a estudos prévios realizados no dia anterior (21/11), que mapearam possíveis acessos e movimentações suspeitas no interior do parque. Por volta das 5h30 do dia 22, a equipe do Instituto Chico Mendes localizou um indivíduo em plena atividade de extração mineral. Ao ser surpreendido, o garimpeiro tentou evadir-se do local, mas foi interceptado.
Na abordagem, foram apreendidos 1,7 gramas de material (aparentemente ouro), um detector de metal utilizado na extração ilegal, e uma motocicleta empregada para acesso ao local. Todos os materiais foram devidamente apreendidos e o garimpeiro foi conduzido à sede da Polícia Federal em Cuiabá para as providências legais.
A área onde o garimpo ocorria foi embargada e todos os procedimentos administrativos de autuação foram realizados. Assim, a operação "Índia do Rei" segue com novas ações de monitoramento e fiscalização planejadas para garantir a integridade do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães.
Objetivos de Desenvolvimento Sustentável relacionados:
Com informações do Parque Nacional da Chapada dos Guimarães
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte