Jogo de cartas destaca pessoas negras que têm contribuído na valorização da população negra
O jogo é uma criação do Núcleo de Jogos do Icict/Fiocruz, e atinge públicos de faixa etária diversa, “reforçando o compromisso institucional da unidade com a equidade étnico-racial, por meio de uma experiência imersiva e lúdica”
A Fiocruz está realizando em novembro uma série de atividades para celebrar o compromisso institucional com a equidade étnico-racial, com a Agenda Novembro Negro, que é promovida pela Coordenação de Equidade, Diversidade, Inclusão e Políticas Afirmativas (Cedipa), em conjunto com o Comitê Pró-Equidade de Gênero e Raça, ambos da Fiocruz.
O Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) marca presença com a atividade Trajetórias Negras em Jogo, onde o público terá acesso ao jogo de cartas que destaca pessoas negras que têm contribuído de forma significativa para o enfrentamento das desigualdades raciais e para a valorização da população negra no Brasil.
O jogo é uma criação do Núcleo de Jogos do Icict/Fiocruz, e atinge públicos de faixa etária diversa, “reforçando o compromisso institucional da unidade com a equidade étnico-racial, por meio de uma experiência imersiva e lúdica”, como explica Venício Ribeiro, designer do Núcleo. Segundo ele, a ideia da atividade com o jogo é “trazer, no horário de almoço, um momento para as pessoas conhecerem mais as produções do Núcleo de Jogos e também relaxarem um pouco”.
O jogo também é uma forma de divulgar o e-book Trajetórias Negras de Resistência: Ciência e Cultura pela equidade de gênero e raça, que está disponível no Repositório Arca, e ambos - jogo e e-book - são alguns dos produtos do projeto Plantando e colhendo: cultura e ciência para equidade de gênero e raça, desenvolvido pela Fiocruz, a partir de parceria entre o Icict/Fiocruz, o Museu da Vida Fiocruz e o Coletivo Negro Fiocruz.
A atividade será realizada na Cafeteria da Biblioteca de Manguinhos, das 11h às 14h, nos dias 27 e 28 de novembro, respectivamente, quarta e quinta-feira, com entrada franca.
Jogos para o público
A Biblioteca de Manguinhos e o Núcleo de Jogos do Icict/Fiocruz fecharam parceria para a criação de uma ludoteca – espaço inovador e interativo que reunirá uma coleção de jogos produzidos pelas unidades da Fiocruz com o objetivo de fomentar a educação, a informação e o aprendizado por meio do lúdico.
A "Ludoteca da BibMang" pretende reunir em seu espaço jogos e materiais interativos, onde os visitantes terão a oportunidade de aprender, explorar e compartilhar conhecimentos de forma divertida e engajada. Os jogos recebidos ficarão acessíveis ao público na Biblioteca de Manguinhos para consulta e uso local, promovendo o uso e a interação com esses materiais. A ludoteca ainda não tem previsão de abertura, mas já está recebendo o material produzido pelas unidades.
Saiba sobre as outras atividades da Agenda Novembro Negro da Fiocruz .
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte