Agricultura

Jornada da Leitura no Cárcere debate uso do livro como instrumento de transformação social

Evento online reúne privados de liberdade, professores, policiais penais, pesquisadores, escritores entre outros

Agência Gov | Via Senappen
06/11/2024 12:10
Jornada da Leitura no Cárcere debate uso do livro como instrumento de transformação social
Divulgação
As administrações penitenciárias se mobilizaram para que as pessoas em situação de prisão pudessem participar de forma on-line em espaços preparados

A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen), o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e o Observatório do Livro e da Leitura promovem a 5ª Jornada da Leitura no Cárcere. O evento, teve início na segunda-feira (4/11) e é gratuito e online e tem como tema central A leitura como caminho para a liberdade e tem o objetivo de promover o debate sobre o uso da leitura como ferramenta de transformação social para pessoas em situação de prisão.

O Diretor de Políticas Penais da SENAPPEN, Sandro Abel Barradas, participou da mesa de abertura do evento de destacou a importância do levantamento de dados e informações para direcionar a política de educação. Outro ponto importante está no uso da Resolução 391/2021, publicada pelo CNJ, com foco na qualificação e ampliação do acesso à leitura em ambientes prisionais.

As administrações penitenciárias estaduais e distrital se mobilizaram para que as pessoas em situação de prisão pudessem participar da programação on-line em espaços preparados. A programação com foco nas pessoas privadas de liberdade, incluindo conversa com autores, painéis com práticas promissoras e painéis de ideias. Atividades culturais, como saraus literários e a leitura conjunta de contos, assim como exibição de vídeos de produções culturais realizadas por pessoas em situação de prisão de várias regiões do Brasil também fizeram parte da programação.

Mas a Jornada não é somente destinada às pessoas privadas de liberdade. Entre os inscritos estão professores, policiais penais, pesquisadores, escritores, leitores, familiares de pessoas presas, gestores prisionais e demais colaboradores. Todas as Unidades da Federação terão provas aplicadas em suas unidades prisionais. Todos que participarem da 5ª Jornada da Leitura no Cárcere terão direito a certificados com as horas dedicadas as atividades.

Em 2023, o evento contou com a participação de mais de 90 unidades prisionais simultaneamente, envolvendo cerca de 8 mil pessoas privadas de liberdade. Para o público geral o atingimento foi de 29.725 acessos no YouTube.

 

Assista a 5ª Jornada da Leitura no Cárcere

Link: https://www.gov.br/senappen/pt-br/assuntos/noticias/jornada-da-leitura-no-carcere-mobiliza-o-sistema-penitenciario-nacional-para-debater-o-tema
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte