Lula recebe Tarcísio e Nunes para anunciar crédito de R$ 10,65 bi em mobilidade para São Paulo
Contratos de financiamento do BNDES envolvem obras do trem Intercidades Eixo Norte, o Trecho Norte do Rodoanel e a Linha Verde do Metrô
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta sexta-feira (29/11), da cerimônia de assinatura de contratos de financiamento do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para infraestrutura e mobilidade urbana de São Paulo. A solenidade contará com a presença do presidente do BNDES, Aloizio Mercadante, do ministro da Casa Civil, Rui Costa, além do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e do prefeito da capital paulista, Ricardo Nunes.
Os contratos envolvem o trem Intercidades Eixo Norte (TIC Eixo Norte), que ligará São Paulo a Campinas; a extensão da Linha 2 (Verde) do metrô, que atualmente liga a Vila Madalena à Vila Prudente; e o Trecho Norte do Rodoanel, que deve reduzir fluxo na Marginal Tietê.
O total de financiamentos é de R$ 10,65 bilhões, oferecido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para o Governo do Estado de São Paulo e para a Prefeitura de São Paulo.
Em junho deste ano, o Governo Federal já havia anunciado recursos para extensão da Linha 2 Verde do metrô de São Paulo. O investimento previsto é de R$ 7,2 bilhões, via financiamento do BNDES, para obras e aquisição de trens. A Linha Verde terá 14 quilômetros de linhas, 13 novas estações e 44 trens, indo da Vila Prudente até Guarulhos.
Ônibus elétricos e trens produzidos no Brasil
Os recursos serão investidos no Rodoanel Norte, no Metrô de São Paulo, no Trem InterCidades Eixo Norte e na aquisição de 1.300 ônibus elétricos para a capital.
Do total de recursos, R$ 1,35 bilhão serão investidos no Rodoanel, por meio de uma parceria público-privada, para a implantação do anel viário rodoviário com 44 km de extensão da Região Metropolitana de São Paulo. O trecho vai conectar a Avenida Raimundo Pereira de Magalhães, em São Paulo (SP) à rodovia Presidente Dutra, em Arujá (SP), passando por Guarulhos. O projeto deverá desviar o tráfego de cerca de 30 mil caminhões e 54 mil automóveis da Marginal Tietê por dia.
Para o Metrô de São Paulo, serão R$ 3,6 bilhões do BNDES para a aquisição de 44 novos trens, necessários para a em razão da expansão da Linha 2 - Verde, que está atualmente em implantação. A Linha 2, atualmente, liga a Vila Madalena à Vila Prudente. E será prolongada por 8,2 km para ganhar oito novas estações até a Penha, e ser integrada à Linha 3-Vermelha e à Linha 11-Coral. Essa extensão vai gerar uma necessidade operacional de 22 trens adicionais na Linha 2, além de 22 trens que serão alocados em outras linhas impactadas pelo projeto.
O projeto de expansão tem previsão de conclusão até dezembro de 2028 e deverá atender 1,2 milhão de pessoas diariamente. O leilão para aquisição dos trens, previsto para dezembro de 2024, terá como vencedora a empresa que apresentar o menor preço, que deverá entregar o primeiro trem após 21 meses, completando a entrega em 58 meses. O projeto contribui para a redução das emissões de gases de feito estufa, uma vez que se substitui o transporte de passageiros de ônibus a diesel pelo metrô, além dos gases poluentes que são nocivos à saúde da população. Se considerada uma vida útil de 30 anos, a redução de emissões supera os 1,2 milhões de tCO2eq.
Com R$ 6,4 bilhões, o BNDES financiará a implantação e a operação do Trem InterCidades Eixo Norte (trem de média velocidade, que atinge até 140km/h, ligando São Paulo a Campinas) e o TIM (Trem Intermunicipal, entre Jundiaí e Campinas), além da realização de melhorias na Linha 7 - Rubi . O financiamento foi dividido em duas etapas, sendo a etapa atual, assinada em Brasília, no valor de R$ 3,2 bilhões. A segunda etapa, de mesmo valor, será assinada em 2025. As obras devem gerar mais de 10 mil empregos diretos, indiretos e induzidos, beneficiando 11 municípios e 15 milhões de pessoas. O projeto também se destaca pelos benefícios ambientais, onde estima-se a redução de emissões de 712 mil tCO2eq/ano ao longo de sua vida útil.
A PPP objetiva a implantação de trem de média velocidade ligando São Paulo a Campinas, com 101 km de extensão (TIC), um serviço parador entre Jundiaí e Campinas, atravessando oito municípios (TIM), e um serviço parador metropolitano (Linha 7 - Rubi), ligando a Barra Funda a Jundiaí, com 17 estações. O prazo de concessão será de 30 anos, com investimentos R$ 13,48 bilhões.
Com a Prefeitura de São Paulo, o BNDES assinou contrato no valor de R$ 2,5 bilhões para a aquisição de 1.300 ônibus elétricos de fabricação nacional. O projeto também colabora com uma emissão evitada de 2,7 milhões tCO2eq ao longo de toda a sua vida útil (15 anos).
“No governo do presidente Lula, o BNDES voltou a fazer investimentos importantes em infraestrutura e na indústria, contribuindo para o crescimento da economia e a geração de empregos. Apenas no Rodoanel e no Trem Intercidades, as obras devem gerar mais de 20 mil empregos diretos e indiretos ao longo de sua execução. Para os trens da Linha 2 e para aquisição dos ônibus elétricos, o financiamento do Banco garante que eles sejam produzidos pela indústria nacional”, explicou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Trem Intercidades
O trem Intercidades Eixo Norte irá beneficiar cerca de 15 milhões de pessoas em 11 municípios e gerar mais de 10,5 mil empregos, entre diretos, indiretos e induzidos. Ainda em setembro de 2023, o BNDES aprovou financiamento no valor de R$ 6,4 bilhões para apoiar o aporte público do Estado de SP no projeto, que consiste em uma Parceria Público Privada para implantação e operação de trem de média velocidade ligando São Paulo a Campinas, contando com:
• Serviço expresso entre as duas cidades com 101 quilômetros de extensão;
• Serviço parador entre Francisco Morato e Jundiaí com 44 quilômetros de extensão, atravessando oito municípios (TIM - Trem Intermetropolitano); e
• Serviço parador metropolitano (Linha 7-Rubi) ligando São Paulo à Francisco Morato, hoje operado pela CPTM, com 57 km.
Rodoanel
O BNDES liberou, no início deste ano, R$ 1,35 bilhão para as obras de construção do trecho norte do Rodoanel, em São Paulo. O projeto prevê a redução estimada de cerca de 30 mil caminhões e 54 mil automóveis na Marginal Tietê por dia. A utilização do Rodoanel Norte reduzirá o tempo de deslocamento entre as rodovias Dutra e Fernão Dias em 21 minutos, Dutra e Bandeirantes em 26 minutos e Dutra e Castello Branco em 27 minutos. O tráfego desviado da RMSP para o Rodoanel também reduzirá o deslocamento dentro da cidade na Marginal Tietê.
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