Mapa da Igualdade Racial ultrapassa marca de 600 ações cadastradas
Ferramenta recebe colaborações de eventos pelo país, e demonstra que brasileiros celebram unidos o Mês da Consciência Negra
O Mapa da Igualdade Racial, iniciativa conjunta do Ministério da Igualdade Racial (MIR), dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC), e da Cultura (Minc) para registrar iniciativas do mês da Consciência negra, ultrapassou a marca de 600 ações. A ferramenta permite que órgãos governamentais e organizações não-governamentais, sociedade civil organizada e coletivos acrescentem eventos celebrando a data.
“A ferramenta permite visualizar, conectar e fortalecer ações voltadas para a promoção da igualdade racial em todo o país”, afirma a coordenadora-geral de Redes do Ministério da Igualdade Racial, Andressa Almeida. Ela lembra que o mapa cria um panorama do compromisso da sociedade civil, do poder executivo, legislativo e judiciário “destacando iniciativas que muitas vezes passam despercebidas, mas que têm impacto direto na vida das pessoas e comunidades.”
Para cadastrar uma iniciativa, é necessário informar o nome da ação, indicar a pessoa que está responsável por ela, dizer se é vinculada a instituição governamental ou não e acrescentar dados como Unidade Federativa, endereço, data, horário e local. Também é preciso descrever brevemente o objetivo, justificativa, público-alvo, inscrições e outros itens que a organização considerar pertinente, bem como preferencialmente inserir um link com detalhes da iniciativa. Além disso, é preciso dar consentimento para uso dos dados fornecidos, como o contato da pessoa que pode dar informações complementares sobre a ação.
Primeiro feriado nacional – Essa é a segunda vez que o Ministério coloca no ar a iniciativa e a marca de 600 ações é alcançada no ano em que se celebra nacionalmente, pela primeira vez, o feriado do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, em homenagem ao líder negro Zumbi dos Palmares. Todos os 26 estados e o Distrito Federal tiveram o dia 20 de novembro em seus calendários para refletir e celebrar a consciência negra e o que significa sermos um país de maioria negra.
“Chegar a essa marca na segunda vez que lançamos o mapa demonstra a força e a mobilização coletiva em prol da igualdade racial”, pondera Andressa Almeida. Para a coordenadora-geral, é importante frisar que esse número reflete não apenas a amplitude da pauta, mas o reconhecimento de que a promoção da justiça racial é um esforço compartilhado. “Além disso, a iniciativa reforça a ideia de que a luta contra o racismo se dá em múltiplos espaços, da educação à saúde, da cultura ao meio ambiente e que cada ação, contribui para transformar o Brasil em um país mais justo e inclusivo.”
Mapa Brasil pela Igualdade Racial – Para demarcar este importante mês, os três Ministérios realizam pelo segundo ano consecutivo, o Mapa das Ações do Brasil pela Igualdade Racial. Este mapa é uma valiosa iniciativa que reúne ações e projetos sem fins lucrativos de diversas esferas da sociedade, incluindo os governos federal, estadual e municipal, os poderes executivo, legislativo e judiciário, além da sociedade civil organizada.
Dessa forma, caso esteja na organização de alguma ação/iniciativa sobre a temática da promoção da igualdade racial no mês de novembro de 2024, convidamos você a cadastrá-la clicando aqui. Juntos, vamos demonstrar que somos um país unido e comprometido no enfrentamento do racismo e na promoção da igualdade racial.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte