Ministério da Saúde presta suporte a Cuba após desastre causado pelo Furacão Oscar
Departamento de Emergências em Saúde Pública autorizou o envio de uma remessa de insumos e medicamentos que atendem até 4.500 pessoas por um mês
O Ministério da Saúde atendeu a um pedido do governo de Cuba para o envio de insumos e medicamentos em apoio à população afetada pelo desastre causado pelo Furacão Oscar. De acordo com dados oficiais até o último dia 31, oito pessoas morreram e mais de 10 mil residências foram afetadas pelo ciclone.
O Departamento de Emergências em Saúde Pública (DEMSP), por meio do Programa Nacional de Vigilância em Saúde dos Riscos Associados aos Desastres (Vigidesastres) , autorizou o envio de uma remessa que atende, ao todo, 4.500 pessoas pelo período de um mês. A operacionalização do envio será feita pelo Departamento de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (Daf), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia, Inovação e Complexo da Saúde (Sectics) .
"O Ministério da Saúde tem um papel fundamental no apoio humanitário internacional em momentos de desastres, especialmente na América Latina, onde o Brasil exerce um importante papel de articulação. Os kits servem para atender às necessidades básicas da população durante um tempo determinado, considerando que estruturas de saúde foram afetadas", explica Edenilo Barreira, diretor do DEMSP.
Gabriel Galli
Ministério da Saúde
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte