Ministério das Mulheres apresenta Cartilha "Mulheres no G20" durante a Cúpula de Líderes no Brasil
A distribuição do documento marca um legado de inclusão e protagonismo feminino na maior cúpula econômica do mundo.
O Ministério das Mulheres levou uma contribuição inédita à Cúpula de Líderes do G20, realizada nos dias 18 e 19 de novembro no Rio de Janeiro : a Cartilha "Mulheres no G20". O documento, entregue aos chefes de Estado, cônjuges e representantes das delegações, reúne compromissos e propostas sobre igualdade de gênero, autonomia econômica e sistemas de cuidado, além de destacar a transversalidade do tema em discussões globais. A ministra das Mulheres, Cida Gonçalves, destacou a relevância deste momento na busca por uma sociedade mais justa: “O G20 não pode ser apenas sobre economias, mas sobre vidas, especialmente as das mulheres e meninas, que são as mais impactadas pelas desigualdades.”
A Cartilha reúne as principais sugestões e compromissos relacionados à igualdade de gênero nas declarações finais de 13 Grupos de Trabalho da Trilha de Sherpa s , além da Trilha de Finanças , Iniciativa de Bioeconomia e duas Forças-Tarefa . Também demonstra a sinergia e alinhamento entre a Declaração da Presidência Brasileira fruto das discussões do Grupo de Trabalho de Empoderamento das Mulheres com os Communiqué s , documentos finais de diversos Grupo s de Engajamento da sociedade civil.
A primeira-dama do Brasil , Janja Lula da Silva, foi responsável pela entrega oficial aos líderes e representantes das delegações presentes , assim como às primeiras-damas e à Presidenta do México, Claudia Sheinbaum . “ Muito me orgulha que a presidência brasileira tenha conduzido com ousadia o primeiro ciclo de reuniões do Grupo de Trabalho de Empoderamento das Mulheres do G20 ” , a firmou Janja.
A entrega do material ganhou destaque na abertura da 3ª sessão plenária da Cúpula de Líderes , com menção especial feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva que classificou o documento como inovador e essencial para guiar o G20 em ações mais inclusivas e justas .
O legado do Grupo de Trabalho de Empoderamento de Mulheres
Sob condução da C hair Maria Helena Guarezi , Secretária-Executiva do Ministério das Mulheres , o GT de Empoderamento de Mulheres foi um dos grande s marco s da presidência brasileira no G20 em 2024. Inaugurado este ano , o grupo elaborou um comunicado pioneiro que incorpora gênero transversalmente nas discussões globais . Entre os temas abordados estão :
-
Autonomia econômica e igualdade salarial
-
Fortalecimento de sistemas de cuidado inclusivos
-
Combate à misoginia e violência contra mulheres e meninas
-
Ação climática com perspectiva de gênero
O GT também propôs iniciativas específicas , como a ampliação do papel das mulheres na construção de soluções globais e na liderança econômica e social.
A Cartilha " Mulheres no G20" consolida este trabalho , destacando a relevância de continuar as discussões sobre empoderamento feminino nas próximas presidências do grupo . Como pontuado por Maria Helena Guarezi , “ o G20 deu um passo histórico ao reconhecer que não há progresso econômico sem justiça social e equidade de gênero . Este é apenas o começo de um caminho que deve ser cada vez mais inclusivo . ”
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte