Governo lança guia que orienta população idosa sobre riscos e desastres socioambientais
Material visa minimizar vulnerabilidades e garantir a segurança de pessoas idosas, indicando mecanismos de prevenção
Em razão das emergentes catástrofes socioambientais que atingem a população brasileira, o Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), por meio da Secretaria Nacional dos Direitos da Pessoa Idosa, disponibiliza o “Guia de Orientação para Pessoa Idosa em Situação de Riscos e Desastres”.
O documento aborda conceitos sobre o tema, traz orientações de como identificar riscos e elaborar um plano de preparação, alertando as comunidades brasileiras sobre os riscos mais comuns em orientando sobre como agir para reduzir os perigos.
O secretário nacional dos Direitos das Pessoa Idosa, Alexandre da Silva, ressalta a importância da publicação. “É um recurso importante para emergências que possam atingir as pessoas idosas, pois considera as particularidades e vulnerabilidades desse público e visa garantir a integridade e segurança nas práticas e protocolos de situações de risco e desastre”, comenta o representante do MDHC.
Ao longo de 50 páginas, o documento também exemplifica situações como inundações e deslizamentos de terra, o que fazer nesses casos e informa s sobre os canais para consulta e socorro nessas situações, dentre eles o Disque 100, que já possui um protocolo específico sobre o tema desde 2023.
Além disso, o material virtual fala da importância de as pessoas idosas participarem de exercícios e simulações para que tenham mais proteção em situações de riscos e desastres socioambientais.
Acesse, aqui, a íntegra do Guia
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte