Ministra Anielle Franco abre o 20/11 na Alvorada de Zumbi – Celebrando a Vida e a Liberdade
Neste mês da Consciência Negra, o Governo Federal lançou mapa de eventos pela igualdade que já somam mais de 500 atividades realizadas por todo o Brasil
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, abre no tradicional ato Alvorada Zumbi, no Rio de Janeiro, as celebrações do primeiro feriado nacional da consciência negra. Estabelecido pela Lei 14.759/2023, em memória ao líder negro Zumbi do Palmares, o feriado integra a agenda do Brasil Pela Igualdade Racial, ação do governo federal para valorização da importância de promoção da diversidade de igualdade.
Após o ato, haverá o lançamento da campanha Na rota pela igualdade, uma iniciativa do Ministério da Igualdade Racial em parceria com a Rio Ônibus, voltada ao enfrentamento do racismo no transporte público e nas vias da cidade do Rio de Janeiro, por meio de cartazes e materiais informativos sobre o tema. A experiência piloto poderá ser reproduzida em outras cidades do país. A agenda segue com a presença da ministra na 16ª edição do Festival Viva Zumbi, em Niterói, no Caminho Niemeyer.
“A conquista do feriado é legado desta gestão, um movimento do governo brasileiro, em parceria com o parlamento e os movimentos sociais, marcando a relevância da cultura e história afro-brasileira para o país”, destaca Anielle Franco. Para ela, é também um momento de “chamado para que toda a população possa refletir sobre a identidade do Brasil, sobre a importância de valorizar as diferenças e agir coletivamente para que tenhamos uma nação cada vez mais desenvolvida e diversa”.
Ao longo da semana, o Ministério da Igualdade Racial lançará ações nas áreas de segurança pública, emprego e educação, no Maranhão, também a plataforma JurisRacial, que reúne legislação e decisões judiciais relacionadas ao combate ao racismo e à promoção da igualdade, em Brasília; e integrará o ato conjunto com os ministérios da Cultura, e dos Direitos Humanos e Cidadania na Serra da Barriga, em Alagoas.
Brasil unido pela igualdade racial
O Ministério da Igualdade Racial, em parceria com os ministérios dos Direitos Humanos e Cidadania e da Cultura, lançou hotsite e o mapa da igualdade racial, que já conta com mais de 500 ações e eventos agendados por todo o Brasil.
O mapa é uma demonstração do alcance das ações pelo país, reforçando a importância da coesão ao celebrarmos nacionalmente a memória e o legado da consciência negra para a sociedade brasileira. Além disso, a adesão às ações do mapa reforça que o esforço de combate ao racismo, por meio de reflexão no formato das mais de 500 atividades, tem se fortalecido.
Leia também
• A relevância e a contribuição histórica e cultural da população negra no Brasil
• Dia da Consciência Negra: medalhas celebram Zumbi dos Palmares e abolição da escravatura
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte