MME autoriza painéis fotovoltaicos em Fernando de Noronha
Portaria publicada no Diário Oficial da União prevê que a distribuidora de energia local apresente um plano de investimento em 30 dias. A proposta é instalar painéis fotovoltaicos associados a baterias
O Ministério de Minas e Energia (MME) autorizou, nesta sexta-feira (1/11), que a Neoenergia invista cerca de R$300 milhões em ativos de geração de energias renováveis em Fernando de Noronha (PE). A portaria assinada pelo ministro Alexandre Silveira define que a distribuidora deverá ampliar a oferta de energia na ilha, a partir de fontes renováveis.
“Fernando de Noronha será ainda mais verde e hoje estamos dando um passo importante para isso: impulsionando a transição energética neste patrimônio ecológico natural no nosso país. Autorizamos um dos grandes projetos de geração de energia renovável centralizada, visando a descarbonização da ilha e o fortalecimento das fontes renováveis no país”, destacou Silveira.
A ideia da distribuidora é instalar painéis fotovoltaicos associados a baterias com potencial de reduzir 85% das emissões de gases do efeito estufa, além de executar ações de eficiência energética. De acordo com a portaria, a distribuidora deve apresentar um plano de investimento em até 30 dias para Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A publicação também autoriza o reforço imediato no provimento de energia da ilha até a nova solução, que deverá entrar em operação até 2027.
As novas aplicações irão garantir maior segurança energética, com ampliação da oferta de energia para os 140 mil moradores e turistas que passeiam pela ilha durante o ano. A iniciativa define, ainda, a condição de que esses investimentos não tragam custo adicional para os consumidores.
O próximo passo é a distribuidora dar prosseguimento ao licenciamento ambiental nos órgãos competentes federais e locais.
Por MME
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte