Ministério dos Direitos Humanos cobra apuração da morte de Thainara
Jovem de 18 anos, grávida, foi morta dentro de uma viatura da polícia estadual de Minas Gerais. Thainara Vitória Francisco Santos estava grávida e defendia irmão autista
O Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC) manifesta profundo pesar pela morte da jovem Thainara Vitória Francisco Santos, de 18 anos, que estava grávida de quatro meses quando faleceu dentro de uma viatura policial, após abordagem ocorrida na região de Governador Valadares (MG), na noite da última quarta-feira (14).
Expressamos solidariedade à família de Thainara neste momento de dor e indignação.
A fim de cobrar uma apuração rigorosa e transparente dos fatos pelas autoridades competentes, o MDHC vai oficiar a Secretaria Estadual de Segurança Pública, a Delegacia Geral da Polícia Civil, o Comando Geral da Polícia Militar, bem como a Corregedoria da Polícia Militar e a Ouvidoria das Polícias de Minas Gerais, solicitando celeridade e imparcialidade na apuração dos fatos e na investigação, de modo a garantir a devida responsabilização dos envolvidos no caso.
Cabe reiterar que o papel das forças de segurança é atuar estritamente em conformidade com protocolos que assegurem o respeito aos direitos humanos, como estabelece a Declaração Universal dos Direitos Humanos. O Estado deve ser um instrumento de proteção e segurança para todos, garantindo a dignidade e a vida como princípios fundamentais de uma sociedade justa.
Por MDHC
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte