Parque Memorial Quilombo dos Palmares ficará fechado por três dias
Medida foi decretada em razão do acidente envolvendo veículo que transportava mais de 40 pessoas, quando apresentou falha mecânica e despencou de uma ribanceira, resultando em 18 mortos e 30 feridos
Em sinal de pesar pelo grave acidente ocorrido no domingo (24/11), em Serra da Barriga (AL), o Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares decretaram luto por três dias no Parque Memorial Quilombo dos Palmares, que permanecerá fechado nesse período.
A tragédia ocorreu na tarde do domingo, no percurso de ida para o platô da Serra da Barriga, onde as vítimas participariam do evento Pôr do Sol no Parque. O ônibus em que viajavam despencou de uma ribanceira, resultando em 18 mortos e 30 feridos.
“Quero expressar o meu sentimento de tristeza por essa tragédia que se abateu sobre algumas pessoas no ônibus que estava indo para o Quilombo dos Palmares, nessa semana tão importante para nós”, lamentou a ministra da Cultura, Margareth Menezes, que esteve no Parque da Serra da Barriga, no último sábado (23/11), celebrando a memória de quilombolas ancestrais e o primeiro feriado nacional da Consciência Negra.
“Quero deixar aqui o meu abraço para a família, para a cidade de União dos Palmares, para o Quilombo dos Palmares, para a cidade Palmeira dos Índios e toda essa região”, disse Margareth.
Leia também: Governo manifesta pesar por vítimas de acidente de ônibus na Serra da Barriga, em Alagoas
O Ministério da Cultura e a Fundação Cultural Palmares se solidarizam com os familiares e amigos das vítimas e reiteram o compromisso do Governo Federal, de prestar todo o apoio necessário às autoridades estaduais para a devida apuração das causas do desastre e o enfrentamento de suas consequências.
Memorial
Ainda no último sábado, foi realizada a entrega das certificações quilombolas no primeiro e único parque memorial dedicado à cultura negra do país. Os certificados emitidos pela Fundação Cultural Palmares são ferramentas importantes para que as comunidades quilombolas reafirmem a sua identidade, história, território e acessem seus direitos.
*Com edição da Agência Gov
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte