Presidente Lula se reúne com prefeita de Paris no Rio de Janeiro
Lula e Anne Hidalgo conversaram sobre a situação política na Europa e no Brasil e a reconstrução do papel internacional do Brasil no mundo
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu neste sábado, 16 de novembro, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, a prefeita de Paris, Anne Hidalgo. Ela está no Brasil para o evento do Urban 20, maior encontro de cidades do mundo, que acontece antes do G20, com representantes de cidades como Phoenix, Nova Orleans, Barcelona, Johanesburgo e Montreal. Um dos temas do Urban 20 é a busca de ampliação de financiamentos para as cidades enfrentarem as mudanças climáticas e a transição energética.
Também participaram do encontro deste sábado o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Fernando Haddad, e o assessor especial do presidente da República, Celso Amorim.
Lula e Anne Hidalgo conversaram sobre a situação política na Europa e no Brasil e a reconstrução do papel internacional do Brasil no mundo. Falaram também sobre as políticas públicas que envolvem parceria entre as cidades e o Governo Federal brasileiro, como o Novo PAC, por exemplo, onde os municípios apresentam projetos para serem financiados pela União. O presidente Lula lembrou que, na gestão anterior, não havia diálogo entre Brasília e os municípios.
• Página do G20 Brasil: confira o que a Agência Gov já publicou
• Perguntas e respostas: O que é o G20 e qual o seu papel no mundo
Encontros bilaterais
O presidente Lula da Silva se reuniu neste sábado, 16 de novembro, no Forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, com o presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn. Eles conversaram sobre economia nas Américas e o G20.
Também participaram do encontro os ministros das Relações Exteriores, Mauro Vieira, e da Fazenda, Fernando Haddad, o assessor especial do presidente da República, Celso Amorim, e o diretor de política monetária do Banco Central, Gabriel Galípolo.
Lula e Goldfajn trataram sobre o contexto global e as oportunidades e desafios para a América Latina e o Caribe. O presidente do BID destacou a liderança do Brasil na presidência do G20, em particular o lançamento da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, e a reforma dos bancos multilaterais de desenvolvimento.
O BID se juntou à Aliança e anunciou um compromisso de até R$ 140 bilhões no combate à fome e à pobreza.
Ainda neste sábado, Lula recebeu o secretário-geral da ONU, António Guterres, Foi a primeira reunião bilateral do G20. O presidente e o secretário-geral conversaram sobre o G20 Social, a programação da Cúpula do G20, o andamento da COP29 e as negociação sobre clima e meio ambiente que acontecem em Baku (Azerbaijão), em paralelo às atividades do G20.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte