Primeiro dia da Semana Nacional recebe a visita de mais de 750 crianças de escolas do DF
Crianças e jovens do Distrito Federal descobrem a riqueza dos biomas nacionais em evento que mistura ciência e tecnologia, no centro do Planalto Central
Não eram nem 9h da manhã desta terça-feira (5/11) quando um grupo de crianças da Escola Classe 55 de Ceilândia se deparou com um “mocó” gigante projetado em um telão. O roedor mamífero, representante da caatinga, fazia companhia a um imenso “teiú”, réptil também habitante deste importante bioma brasieiro. Juntos, eles chamaram a atenção da garotada e deram as boas-vindas aos participantes de um dos maiores e mais importantes eventos de divulgação e popularização científica do país.
Mantendo a tradição, a visita de centenas de estudantes do ensino fundamental do Distrito Federal abriu oficialmente a 21ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, que neste ano traz a temática “Biomas do Brasil: diversidade, saberes e tecnologias sociais", com objetivo de fazer um alerta para a urgência de reconhecer, valorizar e proteger a riqueza da Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampa e Pantanal, além do Sistema Costeiro-Marinho.
Mais de 750 crianças passaram pelo primeiro dia da 21ª SNCT. Os estudantes ocuparam um enorme pavilhão montado ao lado do Museu Nacional da República, onde mais de 100 stands realizam exposições, brincadeiras, experimentos e atividades interativas em um verdadeiro passeio pelos biomas brasileiros, representados de diversas formas com intuito também de mostrar a conexão com a riqueza de conhecimentos tradicionais das comunidades que neles habitam.
Escola do campo de Brazlândia se destaca
No corredor reservado às escolas, Alice, Francisca, Laurah e Wendy dão bom dia e, atenciosas, perguntam se podem explicar o trabalho delas chamado “Com o Pé no Cerrado”, primeiro lugar no Circuito regional de Ciências do DF, realizado no meio do ano e etapa classificatória para participar desta edição da Semana.
Trata-se de um sistema de programação desenvolvido por elas e outros dez alunos do 5º ano do Centro Educacional Irmã Maria Regina Velanes Regis, uma escola localizada na zona rural de Brazlândia. As quatro, assim como a maioria dos outros estudantes, são filhos de trabalhadores e produtores rurais ligados à agricultura familiar e à agroecologia.
O trabalho consiste em um divertido jogo de perguntas e respostas sobre o Cerrado, bioma característico da região. Com orientação dos professores Wesley Pereira e Sheley Cristina e utilizando conceitos de pensamento computacional e elementos da robótica educacional, os estudantes, primeiro, desenvolveram um código de programação para criar as imagens e comandos do jogo. Depois, utilizaram uma placa conhecida como makey makey que realiza as ações programadas. Assim, os próprios alunos pensaram perguntas para o game e eles próprios gravaram os áudios com as questões. Os participantes usam os pés para percorrer um caminho e escolher as respostas “sim” ou “não".
“No momento da criação das perguntas pelos estudantes para compor o jogo, percebemos, na diversidade das questões, o conhecimento sobre a fauna, a flora e formas de preservação ambiental desse tão importante bioma”, destacam os professores, que veem na 21ª SNCT um importante instrumento para que não só crianças e jovens, mas também adultos, possam ter mais proximidade e conhecimento sobre os biomas brasileiros e, dessa forma, mais sensibilidade nas suas preservações.
Programação da 21° SNCT
Além do Pavilhão Central da 21ª SNCT, os visitantes poderão conhecer o estande do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, saber mais sobre o Pop Ciência (Programa Nacional de Popularização da Ciência), passear pelo GeoParque dos Dinossauros Brasileiros e conferir as oficinas na Vila dos Saberes. Também conhecer a Arena Paralímpica que foi construída em parceria com o Ministério do Esporte.
O evento ainda conta com uma praça de alimentação, seis carretas científicas de serviços, programação do SESI Lab e a Arena Gamer, sob o comando da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Distrito Federal.
As 28 unidades vinculadas do MCTI estarão presentes, trazendo produções científicas desenvolvidas pelos seus pesquisadores.
Confira a programação completa no site da Semana Nacional: https://semanact.mcti.gov.br
Patrocínio
A 21ª edição da SNCT conta com o patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep); empresa POSITIVO; do Conselho Federal dos Técnicos Industriais (CFT); Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro); da Associação das Indústrias Aeroespaciais do Brasil (AIAB); Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e do Banco do Nordeste (BNB).
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte