Prorrogado prazo para propostas de novos portais de acesso aos Lençóis Maranhenses
Inscrições podem ser feitas através do site da Unesco até 21 de novembro
O Ministério do Turismo, em parceria com a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) e o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), prorrogaram o prazo para o envio de propostas para o desenvolvimento de projetos para os novos portais de acesso ao Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses (Parna). As propostas deverão ser encaminhadas até o dia 21 de novembro de 2024, por meio da plataforma de licitações da Unesco (confira o edital completo)
A iniciativa tem o objetivo de melhorar a experiência turística do visitante, promovendo o acesso seguro e adequado, valorizando, desta forma, o potencial do atrativo. O projeto prevê a realização de estudos para a construção de portais de acesso, considerando as melhores práticas de arquitetura sustentável, bem como espaços de atendimento e informações básicas para turistas. O projeto reflete a importância de um planejamento alinhado às melhores práticas de preservação ambiental e desenvolvimento local.
"Neste contexto, o Ministério do Turismo segue a orientação do ministro Celso Sabino, reforçando o compromisso com o turismo sustentável e com o fomento à economia da região, sem comprometer o ecossistema único dos Lençóis. Aqueles que desejam submeter seus projetos têm agora mais tempo para ajustar suas propostas e contribuir para o desenvolvimento de um dos patrimônios naturais mais icônicos do Brasil", ressalta a secretária nacional de Infraestrutura, Crédito e Investimento no Turismo Substituta, Viviane de Faria.
O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos destinos naturais mais admirados do Brasil e recebe visitantes de todo o mundo. Recentemente foi chancelado pela UNESCO como Patrimônio Mundial, o que reforça a importância de melhorar a infraestrutura do parque.
Vale enfatizar que a gestão pública do parque permanece inalterada e sob a responsabilidade do ICMBio, que continuará a conduzir o gerenciamento e as políticas de conservação.
EDITAL – Visa a contratação de empresa especializada em engenharia e arquitetura que permitirá elaborar projetos de infraestrutura para que o parque atenda ao crescimento do turismo de forma sustentável e alinhada com as diretrizes de proteção ambiental estabelecidas pelo ICMBio. Também são uma oportunidade de fortalecimento das comunidades locais, que se beneficiam economicamente do turismo sustentável.
MOBILIDADE – O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses também terá investimentos para melhorar a mobilidade. Outro edital lançado pelo Ministério do Turismo, com o apoio do ICMBio e a UNESCO, envolve a realização de estudos e projetos voltados à estruturação do sistema de trânsito, transporte e mobilidade no interior do estado, a partir do mapeamento de trilhas e vias destinadas ao uso motorizado e não motorizado, como trekking e ciclismo.
Por Cacau Bispo/Assessoria de Comunicação do Ministério do Turismo
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte