Seminário do MEC vai avaliar os 20 anos do Prouni
Serão debatidos o histórico, a transparência e o monitoramento do programa. Encontro ocorrerá na quinta-feira (28/11) e marca a recriação da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni
O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Superior (Sesu), vai promover na quinta-feira, 28 de novembro, o Seminário de Avaliação do Programa Universidade para Todos (Prouni): histórico, transparência e monitoramento, no subsolo do Edifício-Anexo do MEC.
O objetivo do evento é avaliar o programa, resgatar seus principais marcos durante os últimos 20 anos e discutir possíveis aprimoramentos. Durante o encontro, também será divulgada a recriação da Comissão Nacional de Acompanhamento e Controle Social do Prouni (Conap), revogada por decisão de gestão anterior à atual.
Os interessados em participar podem se inscrever pelo formulário próprio do evento.
Programação – Além da recriação da Conap, haverá mesas de discussões. Confira os temas:
- Mesa 1: histórico do Prouni em duas décadas de inclusão no ensino superior
- Mesa 2: egressos do Prouni: trajetórias de sucesso
- Mesa 3: interlocução com as mantenedoras de instituições privadas de ensino superior
- Mesa 4: monitoramento e avaliação do programa
- Mesa 5: percepções das instituições sobre a importância do Prouni
Prouni – Criado em 2004 pela Lei nº 11.096/2005, o Programa Universidade para Todos oferta bolsas de estudo (integrais e parciais) em cursos de graduação e sequenciais de formação específica em instituições de educação superior privadas. O público-alvo do Prouni é o estudante sem diploma de nível superior. Os processos seletivos do programa ocorrem duas vezes ao ano, com oferta de bolsas para cursos cujas aulas sejam iniciadas no primeiro e no segundo semestres letivos.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte