Alimentação escolar, hospitais, nova adutora e força do setor industrial marcam a Semana Gov
Entre os destaques do programa estão a reabertura da emergência do Hospital Federal de Bonsucesso (RJ) e o aumento de 21,6% de denúncias no Ligue 180 em 2024 em relação a 2023
O programa especial Semana Gov traz o resumo dos fatos, ações, decisões e entregas do Governo Federal nas áreas social, da saúde, educação, trabalho e economia dos últimos dias.
Nesta semana a educação ganhou reforço com comida saudável e de qualidade para 40 milhões de estudantes no País. O Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae) vai reduzir de 20% para 15% o limite de alimentos processados e ultraprocessados no cardápio das escolas públicas em 2025. O anúncio foi realizado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, na terça-feira (4/2).
“Ainda não terminamos tudo o que a gente tem que fazer pela educação. Estamos no meio do caminho. E tem muita coisa para fazer. Por isso, quero agradecer às merendeiras, porque é um trabalho que muitas vezes não é observado com carinho por quem nunca foi numa cozinha", destacou Lula na ocasião do anúncio da medida.
Na saúde, foi reaberta a emergência do Hospital Federal de Bonsucesso, no Rio de Janeiro. Fechado desde 2020, o espaço conta com leitos adultos e pediátricos, geridos pela Central de Regulação do Sistema Único de Saúde (SUS). Além de Bonsucesso, outras duas emergências foram reabertas no Rio de Janeiro, as dos hospitais federais do Andaraí e Cardoso Fontes.
Na economia, o setor industrial brasileiro avançou 3,1%, depois de variar 0,1% em 2023. É o terceiro resultado anual mais elevado da indústria nos últimos 15 anos. E o enfrentamento à violência contra a mulher também apresentou avanços. Com quase 700 mil atendimentos no ano passado, o Ligue 180 apresentou um aumento de 21,6% de denúncias em relação a 2023.
Nesta sexta-feira (7/2), a infraestrutura hídrica do estado da Bahia ganhou um novo reforço com as inaugurações da Adutora da Fé e do sistema de esgotamento sanitário de Paramirim. Para a realização dos empreendimentos, foram executados R$ 70,4 milhões, via Codevasf, Ministério das Cidades e Ministério da Integração, com contrapartidas do Governo da Bahia.
Confira estas e outras notícias no Semana Gov. Veja o programa completo aqui.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte