Brics Brasil

Haddad destaca papel do Banco do Brics no desenvolvimento sustentável do Sul Global

Na abertura da 10ª Reunião Anual do Novo Banco de Desenvolvimento, ministro da Fazenda enfatizou impacto do multilateralismo dos BRICS na vida dos seus cidadãos

Agência Gov | Via Ministério da Fazenda
04/07/2025 17:08
Haddad destaca papel do Banco do Brics no desenvolvimento sustentável do Sul Global
Ricardo Stuckert/PR

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, destacou nesta sexta-feira (4/7) a contribuição do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB) para o financiamento de projetos de infraestrutura e desenvolvimento sustentável em países emergentes e em desenvolvimento. A declaração foi feita durante a cerimônia de abertura da 10ª Reunião Anual do NDB, realizada no Fairmont Hotel, em Copacabana, no Rio de Janeiro.

“O banco demonstrou ao longo da última década que esse modelo de desenvolvimento não apenas é financeiramente viável, como também se traduz em impactos concretos e sustentáveis”, afirmou Haddad, que representa o Brasil no Conselho de Governadores da instituição.

Criado em 2014, durante a 6ª Cúpula do Brics em Fortaleza, o NDB já aprovou 120 projetos, que somam US$ 39 bilhões em financiamentos. Haddad citou como exemplos obras de infraestrutura viabilizadas com recursos da instituição, como a modernização de mais de 40 mil quilômetros de rodovias, o aumento da oferta de água potável em 290 mil metros cúbicos por dia, a implementação de quase 300 quilômetros de trilhos urbanos e a construção de 35 mil moradias.

“Esses dados representam mais do que execução orçamentária e boa governança. Traduzem escolas mais acessíveis, comunidades mais conectadas, famílias com acesso a água limpa, cidadãos vivendo com mais dignidade. São os exemplos mais concretos de como o multilateralismo dos Brics tem impacto dentro da vida dos seus cidadãos”, disse o ministro.

Segundo Haddad, o banco surgiu da constatação de uma lacuna histórica no sistema financeiro internacional do pós-guerra, que não vinha atendendo adequadamente as demandas de longo prazo por infraestrutura e desenvolvimento sustentável dos países do Sul Global.

“Tirando lições da história das relações entre instituições financeiras e Estados soberanos, o banco aprimorou sua atuação por meio de uma governança equitativa, sob a égide da cooperação entre iguais, oferecendo soluções financiadas conforme as prioridades nacionais e dentro dos contextos de cada país”, enfatizou o ministro.

Confira o discurso do Ministro Fernando Haddad

Leia também
• Dilma: sistema financeiro ainda põe 'fardos mais pesados' sobre os mais pobres
• Haddad diz que decisão do STF protege instituições e que IOF coíbe sonegadores
• Criação do Banco do Brics foi marco na cooperação entre países emergentes, diz Lula


Confira dados, agendas e notícias do Brics Brasil


Processo de expansão

Ele também elogiou a liderança da presidenta do NDB, Dilma Rousseff, à frente do processo de expansão do banco, que resultou em uma nova dimensão geopolítica e internacional. De cinco países fundadores – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul –, a instituição passou a contar com nove membros, com a adesão de Bangladesh, Emirados Árabes Unidos, Egito e, mais recentemente, Argélia. “Esse processo de expansão demonstra a relevância e a atratividade do NDB, ao mesmo tempo em que reflete o papel estratégico desempenhado pela presidenta Dilma Rousseff”, disse Haddad.

Segundo ele, a celebração de 10 anos reafirma a convicção de que é possível construir um modelo de cooperação sensível às necessidades dos países-membros. “Que a próxima década seja marcada por ainda mais ambição, mais parcerias transformadoras e mais impacto positivo para gerações presentes e futuras”, afirmou.

A 10ª Reunião Anual do NDB tem como tema “Driving Development: Fostering Innovation, Cooperation, and Impact through a Multilateral Development Bank for the Global South” (Impulsionando o Desenvolvimento: Promovendo Inovação, Cooperação e Impacto por meio de um Banco Multilateral de Desenvolvimento para o Sul Global). O encontro reúne autoridades, delegados e especialistas para discutir os desafios e as oportunidades do financiamento ao desenvolvimento na atual conjuntura internacional.

Agenda

Neste sábado (5/7), além de uma Sessão do Conselho de Governadores do NDB, Haddad deve conduzir a reunião de Ministros de Finanças e de Presidentes de Bancos Centrais do Brics.

Assista à íntegra da Cerimônia de Abertura

Link: https://www.gov.br/fazenda/pt-br/assuntos/noticias/2025/julho/haddad-destaca-papel-do-ndb-em-infraestrutura-e-desenvolvimento-sustentavel-do-sul-global
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte