Social e Políticas Públicas

'A defesa da soberania nacional e da democracia caminham juntas', diz Gleisi Hoffmann

Com a presença do Presidente Lula e do vice-presidente Geraldo Alckmin, a ministra Gleisi Hoffmann participou de reunião plenária do Conselhão. Esta foi a quinta vez que o colegiado se reuniu de forma ampla desde sua recomposição em 2023

Agência Gov | Via SRI
05/08/2025 16:55
'A defesa da soberania nacional e da democracia caminham juntas', diz Gleisi Hoffmann
Ricardo Stuckert/PR

Conselho de Desenvolvimento Econômico Social Sustentável (CDESS), o Conselhão, realizou, nesta terça-feira (5/8), sua 5ª Reunião Plenária desde a retomada do colegiado a partir de 2023. O evento contou com a presença do presidente Lula, do vice-presidente Geraldo Alckmin, da ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, além de ministros e autoridades. 

Em seu discurso, Gleisi Hoffmann enfatizou o caráter democrático do Conselhão. "Uma democracia não pode se submeter aos desígnios pessoais e ilegais de quem quer que seja. E um país soberano não pode se render ao arbítrio do estrangeiro em detrimento da nacionalidade. A defesa da soberania nacional e a defesa da democracia caminham juntas, portanto, neste momento histórico", destacou.

Com o lema 'Brasil Soberano, País Sem Fome", o presidente Lula também ressaltou a necessidade de proteger a soberania como um imperativo de todos os brasileiros e brasileiras. "Proteger a nossa soberania é um objetivo que está acima de todos os partidos e de todas as tendências. O Governo não transigirá e não vacilará em seu dever de preservá-la", disse.

Leia também:
• Lula afirma que soberania nacional está acima de partidos e tendências políticas
• Vamos trabalhar para reverter este processo, diz Alckmin sobre tarifaço dos EUA
• Haddad afirma que apreensão com 'esfera política' esconde avanços alcançados no Brasil

Na oportunidade, foi dada a posse dos novos membros do colegiado, além da recondução de parte da composição do último biênio. A atriz Dira Paes foi uma das debutantes no colegiado. Ela foi imbuída de fazer a leitura de um manifesto dos conselheiros e conselheiras. 

"Aqui, as diferenças de pensamento não são um problema. São a nossa riqueza. Respeitando essas diferenças, damos exemplo ao elaborarmos políticas públicas, propostas, estratégias para temas nacionais importantes e complexos, e mostramos, ainda, que é possível construir um brasil mais justo, igualitário e sustentável à partir nossa pluralidade", finalizou.

Foto: Gil Ferreira / ASCOM-SRI
Foto: Gil Ferreira / ASCOM-SRI

Foram ainda apresentados os resultados dos trabalhos do semestre. Destaque para o relatório do GT de Spread Bancário, a versão preliminar do Portfólio de Investimentos para a Transformação Ecológica, a assinatura do decreto que institui a Política Nacional Integrada para a Primeira Infância, a assinatura do Protocolo de Intenções que institui o programa “Arco de Dignidade da População Negra, entre outros.

Além do presidente Lula, da ministra Gleisi Hoffmann e da conselheira Dira Paes, tiveram falas no evento o vice-presidente Geraldo Alckmin, os ministros Fernando Haddad e Mauro Vieira, o governador do Piauí, Rafael Fonteles, o secretário-executivo do Conselhão, Olavo Noleto, além dos conselheiros Mariana Luz, Priscila Cruz, Rosa Negra, Laura Carvalho, Isaac Sidney, Clemente Ganz, Priscilla Nahsrallah e Josué Gomes.

PROTEÇÃO SOCIAL — A ministra das Relações Exteriores, Gleisi Hoffmann, reforçou que o governo prepara medidas para proteger a economia, os trabalhadores e as famílias. “Vários conselheiros e conselheiras participaram dos primeiros debates e devem seguir contribuindo no amadurecimento das propostas. Tudo isso fortalece o país e a nossa confiança”, disse. Gleisi celebrou os avanços e destacou a participação da sociedade. “Estamos sendo capazes de enfrentar a desigualdade em nosso território. É com a intensa participação da sociedade, enfrentando a desigualdade e defendendo a democracia, que estamos construindo um Brasil soberano e um país sem fome”, ressaltou Gleisi.

Saiba mais sobre as ações do Governo Federal para enfrentar o tarifaço de Trump

ESCUTA E DIÁLOGO — A ministra relembrou que o Conselhão foi criado ainda no primeiro mandato do presidente Lula para fortalecer a participação social na formulação de políticas públicas e se consolidou como um espaço estratégico de escuta e diálogo com diversos setores da sociedade brasileira. “Nesses dois anos e meio, nasceram ou foram debatidas importantes propostas de políticas públicas, como o crédito do trabalhador, o Projeto de Lei do Mercado de Carbono, o pacto da igualdade racial, entre outras”, disse.

Link: https://www.gov.br/sri/pt-br/presidente-lula-participa-de-reuniao-plenaria-do-conselhao
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte