Superação da pobreza e preço dos alimentos em queda marcaram a semana
E o Brasil atingiu recorde na colheita de grãos, com 350,2 milhões de toneladas na safra 2024/25. Confira as ações e informações do Governo Federal que foram destaque de 8 a 12 de setembro

A semana começou com as políticas públicas do Governo Federal dando resultados. Em dois anos, o número de famílias em situação de pobreza no Cadastro Único caiu 25%. São 6,55 milhões de famílias que aumentaram o patamar de renda no Brasil acima de R$ 218 mensais por pessoa, no período. Se for considerado o número de indivíduos, 14,17 milhões de pessoas melhoraram de vida.
A semana trouxe também boas notícias para o orçamento dos brasileiros. O mês de agosto deste ano apresentou queda no preço dos alimentos, que puxou deflação de 0,11%. O resultado do último mês é 0,37 ponto percentual abaixo do registrado em julho, segundo o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) divulgado pelo IBGE. Esse é o primeiro índice negativo desde agosto de 2024 e o mais expressivo desde setembro de 2022.
A produção de grãos no Brasil bateu recorde, atingindo a marca de 350,2 milhões de toneladas na safra 2024-25, superando o obtido na temporada 2022/23, quando foram colhidas 324,36 milhões de toneladas. Segundo o 12º levantamento, divulgado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o volume obtido no atual ciclo representa uma alta de 16,3% sobre a temporada anterior, o que corresponde a um incremento de 49,1 milhões de toneladas. Milho, soja, arroz e algodão representam cerca de 47 milhões de toneladas deste aumento.
Ainda nesta semana, o presidente Lula esteve em Manaus (AM) para a inauguração do Centro de Cooperação Policial Internacional da Amazônia (CCPI Amazônia). Na ocasião, o presidente foi direto ao falar sobre o que espera desta iniciativa inédita: “O crime ocupa os lugares que o Estado não preenche. Nossa missão é restituir a força da lei pela presença estatal”.
Também na capital, Lula participou do lançamento das obras de interligação das infovias do programa Norte Conectado e a entrega da obra do cabo subfluvial da Infovia 04. Trata-se de um dos maiores projetos de infraestrutura digital da história da Amazônia. O presidente aproveitou a passagem pela capital amazonense e participou, ainda, da cerimônia de implementação do Programa União com Municípios pela Redução do Desmatamento e Incêndios Florestais.
Quando nós assumimos o governo, a gente assumiu tratar com mais responsabilidade essa questão da Amazônia. Não só porque a gente vai ter a COP 30, mas porque a gente acredita na ciência e acredita que o ser humano é o único animal tão irresponsável que é capaz de destruir o seu habitat natural, mesmo sabendo que está destruindo. Enquanto é tempo, nós estamos tentando discutir como é que a gente faz para salvar esse planeta”, declarou Lula.
Na educação, foi sancionada a Lei n° 15.202/2025, que cria a Carteira Nacional Docente do Brasil (CNDB). A iniciativa integra o Programa Mais Professores pelo Brasil, lançado em janeiro pelo Governo do Brasil para promover a valorização e a qualificação do magistério, além de incentivar a docência no país.
E o Governo Federal já devolveu R$1,29 bilhão a aposentados e pensionistas que tiveram descontos associativos indevidos em seus benefícios. Desde o início dos pagamentos, em 24 de julho, mais de 2,3 milhões de pessoas aderiram ao acordo de ressarcimento, o que corresponde a cerca de sete em cada dez beneficiários que estão aptos a receber.
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte