Social e Políticas Públicas

Estudante paulista é o primeiro aprovado em prova teórica na CNH do Brasil

Mais rápida, acessível e compatível com a vida das pessoas, CNH do Brasil já muda a realidade da população

Agencia Gov | Via Ministério dos Transportes
15/12/2025 17:50
Estudante paulista é o primeiro aprovado em prova teórica na CNH do Brasil
Acervo Pessoal

Menos de uma semana após o lançamento da CNH do Brasil, o novo modelo já começa a mudar a realidade de brasileiros que sonham em tirar a habilitação. Em Tatuí, no interior de São Paulo, o estudante Richard de Campos Silvério, de 18 anos, tornou-se o primeiro candidato do país a concluir o exame teórico dentro das novas regras para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Richard havia iniciado o processo para tirar a carteira de motorista em março deste ano, mas precisou interromper as aulas por falta de tempo. Com as novas normas valendo, ele retomou o curso teórico em formato digital.

“Depois que vi o anúncio da nova CNH do Brasil, me animei. Tudo é muito fácil de acessar, bem explicado e estruturado. Consegui concluir o curso teórico em cerca de oito horas e passei na prova”, relata.

ASPAS SITE - Personagens Cnh-04 (1).png

O caso do estudante exemplifica como o novo modelo torna o processo mais rápido e acessível. Antes, a exigência de 45 horas de aulas presenciais prolongava a formação e dificultava a conclusão da habilitação. Hoje, o candidato pode avançar conforme sua disponibilidade, garantindo maior autonomia.

Leia também
• Modernização: mais de 12 milhões de brasileiros já usam o app da CNH do Brasil

Facilidade que transforma vidas

Para Thiago de Jesus, 38 anos, entregador de aplicativo no Distrito Federal, tirar a CNH sempre foi um sonho distante. Ele percorre longos trajetos de bicicleta, enfrentando sol, chuva e rotina exaustiva.

“Sempre tive vontade de ter uma moto, tirar habilitação e dirigir direitinho, mas o valor é muito alto. Muita gente quer, mas não tem condições financeiras”, conta.

.

Ele já iniciou o processo e, também em um dia, finalizou o curso teórico gratuito oferecido pelo Ministério dos Transportes e agora irá marcar a prova teórica.

“Esse formato facilita muito para quem quer tirar a habilitação. Para mim, vai significar uma mudança de vida. Depois que tirar minha CNH, vou poder ir para qualquer lugar. Isso só será possível graças ao programa, porque eu não teria condições de pagar R$ 4 mil numa habilitação, ainda mais sendo pai de quatro filhos”, complementa Thiago.

Desafios que limitam o dia a dia

Joyce Alves, 30 anos, empreendedora que realiza entregas de bicicleta, também vê na nova CNH a oportunidade de aumentar sua mobilidade e renda. Ela já realizou exames médicos, coletou a biometria e dará início às aulas teóricas.

“Era meu sonho tirar a habilitação. Este programa abriu portas e vai me ajudar. Depois da CNH, quero adquirir uma moto para trabalhar e ampliar minhas entregas”, afirma Joyce.

ASPAS SITE - Personagens Cnh_Joyce (1).png

Agora, a empreendedora vê o sonho antigo se concretizando. Ela escolheu o caminho inverso de Thiago, que começou pelas aulas, o que mostra que o novo processo é flexível, permitindo que cada brasileiro adapte o aprendizado à sua rotina.

Do lado do povo brasileiro

Segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), 20 milhões de brasileiros dirigem sem habilitação, e 30 milhões têm idade para obtê-la, mas nunca iniciaram ou concluíram o processo. A CNH do Brasil busca democratizar o acesso à habilitação, oferecendo:

  • Curso teórico gratuito e online;
  • Aulas práticas de apenas duas horas, com continuidade conforme necessidade;
  • Liberdade para escolher entre autoescolas tradicionais e instrutores credenciados;
  • Exames teórico e prático mantidos, garantindo segurança;
  • Primeiro reteste gratuito;
  • Prazos flexíveis, eliminando barreiras para a conclusão do processo. 

O programa amplia oportunidades de trabalho e renda, promove mobilidade urbana e proporciona mais segurança no trânsito, beneficiando milhões de brasileiros que aguardavam essa chance há anos.

Link: https://www.gov.br/transportes/pt-br/assuntos/noticias/2025/12/estudante-paulista-e-o-primeiro-a-ser-aprovado-em-prova-teorica-para-tirar-cnh
A reprodução é gratuita desde que citada a fonte